A Ética em psicologia
Por: contaslarissa • 15/6/2018 • Trabalho acadêmico • 736 Palavras (3 Páginas) • 139 Visualizações
Centro Universitário Tiradentes – UNIT
Psicologia
Alícia Nunes de Oliveira
Ética Profissional em Psicologia
Trabalho solicitado pelo Profº José Rodrigues Rocha Júnior, como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota da 2ª unidade.
Maceió
2018
Atendimento psicológico por meios tecnológicos
Um dos assuntos que mais gerou polêmica entre os psicólogos, foi sobre os atendimentos via internet, pois a grande maioria dos psicólogos estavam indignados pelo fato do Conselho Federal de Psicologia – CFP, ter credenciado e aprovado esse serviço. Realmente o aplicativo estava totalmente fora dos padrões exigidos pela Resolução 11/2012 e não existe nenhuma fundamentação científica na proposta do serviço. Todo esse acontecimento me fez chamar a atenção para a gravidade de como a nossa categoria está se posicionando e agindo para resolver questões como essa.
A grande verdade é que, enquanto ficamos discutindo questões irrelevantes e que já estão ultrapassadas, como por exemplo, se o atendimento psicológico online é eficiente ou não, outros profissionais que não são psicólogos já estão ocupando a nossa cadeira em várias áreas. Um exemplo clássico são os profissionais não psicólogos que oferecem Coaching. Desde 2011 participo ativamente e acompanho de perto todo o desenvolvimento da psicologia online no Brasil e por este motivo acredito que seja relevante chamar a atenção de você, colega psicólogo, para esse grave e perigoso cenário que a psicologia brasileira está entrando.
Precisamos olhar com urgência para dentro da nossa profissão a fim de preparar e qualificar os profissionais de psicologia para os novos desafios que estão surgindo, ao invés de ficar enaltecendo e criticando o que está lá fora. No final do dia, o aplicativo está ainda em funcionamento, pois após todo esse alvoroço, o empresário decidiu não oferecer mais serviço de psicologia, mas sim de “terapia” onde “terapeutas” atenderão no aplicativo.
Com isso, nem o CFP, ou outro órgão poderão fiscalizar ou coibir essa atividade mesmo sabendo que grande parte do marketing que chama para o aplicativo está voltado ao perfil do trabalho que o psicólogo exerce junto população.
Ética do psicólogo no tema Suicídio
Questionamentos sobre a ética do atendimento de psicólogos a clientes que manifestam ideação ou já tentaram suicídio são evidentemente presentes, especialmente quando se trata do tema sigilo. De acordo com os artigos 6º, 9º e 10º do Código de Ética, o sigilo profissional tem como finalidade a proteção do cliente e à manutenção da proteção dos fatos e informações obtidos por meio da relação psicólogo-cliente. O sigilo é obrigatório, e um dos fundamentos do no trabalho do profissional de psicologia. No caso em que se faça necessário fornecer informações a respeito do atendimento, deve-se ater apenas ao que seja requisito para tomar a decisão adequada no que se refere a suas consequências para o usuário (Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, 2006).
...