TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conclusão em Psicologia

Por:   •  22/9/2019  •  Resenha  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

CONCLUSÃO

A elaboração do presente trabalho teve como propósito avaliar a relação e o imaginário acerca da Psicologia dos estudantes de primeiro semestre do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, utilizando desse recorte para encontrar características as quais podem ser apontadas como comuns ao universo dos estudantes e até mesmo da sociedade como um todo, bem como identificar as particularidades daqueles inclusos no grupo avaliado pela pesquisa. Ademais, o trabalho também teve como intuito proporcionar uma experiência de iniciação à pesquisa para os integrantes da equipe, considerando que se tratam de estudantes do primeiro semestre de Psicologia os quais, em sua maioria, ainda não haviam tido tal contato.

Nessa perspectiva, é importante destacar a eficiência das ferramentas utilizadas no processo para uma maior compreensão de como os resultados foram atingidos. Na pesquisa, as entrevistas feitas conforme o método de evocação de palavras se mostraram produtivas no propósito de oferecer um panorama do que os estudantes abordados associam com a psicologia, ao mesmo tempo em que o uso do questionário proporcionou um avanço para um entendimento mais completo e complexo do que permeia essa associação. As entrevistas também demonstraram que, na situação de possível nervosismo do procedimento, os participantes assumiram posturas diferentes entre si, ainda que reincidentes separadamente.

Em sequência, a confecção de tabelas a partir da categorização das palavras evocadas pelos entrevistados possibilitou uma visualização mais clara quanto ao que mais se sobressai aos olhos dos mesmos, e, a partir da construção e análise conjunta de gráficos, foi possível concluir que a prática clínica é a área da Psicologia que mais está em contato com a maioria da população, ainda que a associação com a medicina e expressões da subjetividade permaneçam no senso comum.

Ademais, o uso da Ordem Média de Evocação trouxe uma outra metodologia de observação para a valoração das palavras evocadas, onde é considerada a ordem e a incidência de cada categoria, implicando numa maior precisão na análise do que foi coletado em pesquisa, e possibilitando um melhor entendimento quanto a como o nervosismo se relaciona com as respostas, onde, por exemplo, determinados entrevistados recorreram ao ambiente para suprimir a demanda por respostas (o que fica evidente na terceira categoria) enquanto outros buscaram um aprofundamento relacionado ao profissional de Psicologia (como na categoria 4). Tais informações não necessariamente demonstram maior entendimento por aqueles que recorreram às palavras da categoria 4, mas sim expõem as diferentes formas de lidar com a pressão da entrevista de cada um, um dado extremamente importante para estudantes de Psicologia.

Por sua vez, a análise das respostas do questionário feito na entrevista provocou novas ideias acerca de diversos aspectos da Psicologia. Nesse contexto, foi de suma importância abordar as respostas de cada pergunta individualmente, pois mesmo que seja possível tirar conclusões em relação à totalidade das respostas, a análise individual tornou evidentes detalhes mais específicos. Diante disso, ficou visível que ainda há uma certa idealização da Psicologia como “ciência que estuda o desconhecido”, o que torna evidente a permanência, mesmo que em menor intensidade, do desconhecimento geral quanto à própria Psicologia; ao mesmo tempo, os entrevistados também demonstraram um contraste com essa perspectiva, ao pontuar a Psicologia como importante para a sociedade como um todo, no âmbito do cuidado da saúde mental, ao abordarem tal cuidado como vital para todas as pessoas. Houve também a normalização daqueles que procuram um psicólogo, um processo natural diante da expansão da área na sociedade, ainda que tenha sido reiterado o entendimento da clínica como principal setor da Psicologia. E, por fim, a análise das respostas também deixou claro em como a ciência psicológica suscita reflexões das mais profundas, através da observação de casos específicos onde foram trazidos pelos entrevistados elementos de sua vida e experiência pessoal com a Psicologia de caráter íntimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com