A Criação da Psicologia
Por: francisco demoliner • 11/6/2018 • Resenha • 765 Palavras (4 Páginas) • 158 Visualizações
A criação da psicologia
Toda criação humana tem uma evolução uma historia, com muitos personagens que contribuirão com suas teorias e praticas .
O nosso psique tem uma historia, somos o que somos hoje devido ao nosso passados e o que planejamos para o futuro e isso nos ajuda a nos entendermos
A historia da psicologia é recente e começa cerca de dois mil anos tendo origem na civilização grega, no período anterior a era crista.
Os gregos e a psicologia
Os gregos por volta de 700.a.c. eram uma civilização muito evoluída construiram as primeiras cidades estados, lá também começa a historia do pensamento humano , as cidades nesse período tiveram um grande crescimento e com isso novos problemas e novas soluções como na física arquiteturas e agricultura, tais avanços permitiram que também se dedicassem a filosofia e arte, e começaram os primeiros estudos da Psicologia começando com os pré-socráticos, Sócrates, Platão, Aristóteles nesse período surgirao duas teorias a platônica postulava que o corpo era separado da alma sendo a alma imortal, já a aristotélica sustentava a mortalidade da alma e que pertencia ao corpo
A Psicologia no império romano e na idade media
Os romanos dominam os gregos e parte da Europa e do oriente médio, no mesmo momento temos o aparecimento e desenvolvimento do cristianismo e por volta de 400 d.c. o império romano cai, mas o cristianismo sobrevive e se fortalece tornando-se a principal religião da idade media.
A Psicologia nesse momento e relacionada a religião já que a igreja católica estava ligada a economia e a política , e monopolizando o saber, surgem dois filósofos ligados a religião, Santo Agostinho e São Tomas Aquino, os dois fazem ligação do homem com igreja e com deus.
A psicologia no Renascimento
Dois séculos após a morte de São Tomas de Aquino, se inicia uma época de transformação, nesse mento também temos a descoberta das Américas, com isso os países da Europa enriquecem, e começam a transição para o capitalismo e uma nova forma de organização social, e a valorização do homem.
Ocorre uma evolução em todos os setores, com novas teorias e tendências, na psicologia temos o filosofo Descartes postulando a separação de mente e corpo.
Psicologia cientifica e suas origens
Com o crescimento do capitalismo no século XIX , a um grande avanço na ciência, e novas descobertas e teorias, o sol se torno o centro do universo, por sua vez o homem deixou de ser o centro do universo, nesse período aparecem homens como Hegel, que mostra a importância da historia para o entendimento da espécie humana, e Darwin, com sua teoria evolucionista.
A psicologia antes estudada pelos filósofos, nesse momento passa a ser estudada pela fisiologia e pela neurofisiologia, com formação de novas teorias sobre o sistema nervoso central mostrando que os sentimento humanos as percepções eram fruto desse sistema, a neurologia descobre que a doença mental e fruto é conseqüência das ações diretas ou indiretas de diversos fatores sobre as células cerebrais e a Neuroanatomia descobre que as atividades motoras nem sempre estão ligadas a consciência.
...