A Crise Do Serviço Social Tradicional
Casos: A Crise Do Serviço Social Tradicional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carmencita1405 • 20/9/2014 • 4.870 Palavras (20 Páginas) • 394 Visualizações
A crise do Serviço Social Tradicional
No Brasil No Brasil, durante o governo de Jãnio Quadros (1960-1961), no ano de 1961, e logo depois de João Goulart (1961 - 1964) - popularmente conhecido como Jango, entre 1961 e 1964, a sociedade se dividiu, entre o apoio ao projeto de aprofundar o desenvolvimento dependente e associado do capitalismo, e a ruptura com esse padrão de desenvolvimento, avançando no processo de industrialização a partir do nacionalismo econômico de Getúlio Vargas, com as "reformas de base" (reformas estruturais: nos setores universitário, fiscal, político e agrário). Estas reformas contavam com o apoio das massas populares (trabalhadores, camponeses, estudantes e intelectuais) que estavam muito ativas naquela época. Com a ditadura de 1964, consolida-se o caminho de desenvolvimento capitalista associado aos grandes monopólios fundamentalmente de origem norte-americano.
Segundo Marilda Iamamoto a "questão social" no Brasil durante a consolidação do capitalismo monopolista, pode ser definida como "queda do padrão de vida dos trabalhadores" causada pelo aumento da taxa de exploração da força de trabalho obtida através da política de "arrocho salarial". Com esta política procurava-se atrair o investimento externo, para alavancar o desenvolvimento industrial, e inserir a economia brasileira na nova divisão internacional do trabalho pautada pela internacionalização da produção. Na ditadura, a "questão social", foi enfrentada por parte do Estado e do empresariado através da repressão e da assistência. A assistência via-se expandir criando o mercado nacional de trabalho para o Serviço Social. Ao mesmo tempo os serviços sociais começarão a serem explorados como fonte de acumulação de capital, e não apenas como instrumentos de redistribuição de renda.
A bifurcação dos caminhos que se colocou na sociedade brasileira nos anos sessenta, aconteceu também na América-latina, alimentada pela influencia da Revolução Cubana, que demonstrava factualmente que era possível um caminho de ruptura com o imperialismo dos EUA e o desenvolvimento socialista da sociedade.
No Serviço Social esta disjuntiva político-social se refratou no corpo profissional na forma de um movimento de renovação ou reconceituação profissional que apresentou duas faces: modernização e ruptura. O movimento de reconceituação começou no Cone Sul da América-latina (no ano de 1965 se realizou o I Seminário Regional Latino-americano de Serviço Social em Porto Alegre) e se espalhou pelo resto do continente ao longo de aproximadamente uma década.
Na modernização temos a vontade de transformação do Serviço Social de tecnologia em ciência, adotadando para isto o método científico. Na ruptura, temos a descoberta da ideologia como uma região, ou esfera da sociedade. Poder-se-ia dizer que aqui também existia a vontade de fazer do Serviço Social uma ciência, sendo para isto necessário, que o Serviço Social rompa com as ideologias ou que se defina a favor de uma das ideologias. Através da ideologia era possível pensar a relação entre o conhecimento e os interesses sociais quebrando assim a circularidade e auto-suficiência do processo de conhecimento do positivismo. Com esta formulação o Serviço Social abandonava o lugar de neutralidade que tradicionalmente ocupava, se afastando também da proposta modernizadora (e positivista) já que esta era considerada como uma proposta "ideológica" que visava a mascarar as relações sociais entre as classes.
A renovação do Serviço Social poderia ser explicada na trilha de Marilda Iamamoto (IAMAMOTO; CARVALHO, 2001), como uma tentativa de resposta à crise de legitimidade do Serviço Social. Trata-se de uma dupla crise de legitimidade: funcional e social. Para a crise de legitimidade funcional, ou seja com os empregadores (basicamente o Estado), a "saída" consiste na tecnificação da prática profissional, dando lugar a uma perspectiva modernizadora do Serviço Social. Entretanto, quando é uma crise de legitimidade social (em relação às demandas dos usuários, ou dos segmentos sociais com os quais o Serviço Social trabalha), a "saída" consiste em romper com as tradicionais instituições empregadoras dos profissionais, isto é, principalmente, com o Estado, dando lugar a uma perspectiva "refundacional" ou de "intenção de ruptura". Destarte, fica claro que a pretensão de refundar o Serviço Social não cobre a totalidade das expressões do processo de renovação da profissão. Existia, também, junto com esta tendência, uma outra que se caracterizou pela modernização e tecnificação das práticas profissionais, numa tentativa de se adaptar às novas demandas tecno-burocráticas dos estados desenvolvimentistas.
Segundo J. P. Netto (2001) os vetores da renovação do Serviço Social na América-latina foram: a crise da ciências sociais de origem norte-americano, a renovação da Igreja Católica e o movimento estudantil. O concílio Vaticano II e a II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Medellín/Colômbia em 1965 (reunida com o tema: A Igreja na atual transformação da América Latina, à luz do Concílio Vaticano II. Ver também o papel de Paulo Freire (1921-1997) e do Movimento da Cultura Popular em Pernambuco; assim como a Teologia da Libertação.
Na Teologia da Libertação temos um diálogo entre marxistas e cristãos. As concepções de Louis Althusser (1918-1990) foram um elemento facilitador desse diálogo. Este autor separava o marxismo em ciência (materialismo histórico) e filosofia (materialismo dialético). Esta separação é justificada pelo autor em vários textos, em particular neste clássico intitulado [A filosofia como arma revolucionária]. Em base a esta separação era possível aderir ao materialismo histórico (a ciência) sem ter que aderir também ao materialismo dialético. Ao mesmo tempo o caráter científico do marxismo possibilitava ser recepcionado como se fosse tão verdadeiro (e infalível) como a fé (Marcelo Ridenti fala dos "santos comunistas"). O maoismo da Revolução Cultural Chinesa era o caminho mais direto entre o cristianismo popular e o marxismo (aqui aparece o problema da verdade como testemunha: as verdades filosóficas são verdades em relação a uma determinada forma de existência. Ex. o sacrifício como testemunha da verdade).
No quadro criado pela revolução cubana e a emblemática figura do "Che" Guevera, o movimento estudantil, alimentado pela tradição anti-imperialista da Universidade Latino-americana a partir do movimento da Reforma de Córdoba, foi o vetor mais importante no processo de renovação profissional. Foi através deste movimento que as demandas mais avançadas das
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