A Discursiva Psi. Comunidade
Por: Beatriz Lisboa • 1/9/2021 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 815 Visualizações
Proposta
A violência é um fenômeno que tem como característica fundamental “o uso intencional e desejado da agressividade para fins destrutivos, em uma relação de poder caracterizada como assimétrica – entre pessoas, etnias ou nações – em que uma das partes está ou se pretende que esteja subordinada, subjugada” (TRASSI; MALVASSI, 2010, p. 44). A violência é intencional e depende da consciência do eu e da negação do outro enquanto sujeito. Mas Rousseau acredita que o homem, quando criança, é piedoso por natureza e usa sua agressividade somente para se defender do ambiente.
Se, como afirma Rousseau, quando criança somos piedosos, analise, a partir de seus estudos: por que adolescentes cometem atos infracionais?
Resolução
De acordo com Rousseau, o ser humano quando criança é um ser piedoso, ou seja, não usa a agressividade para se defender, porém, não é o que se pode ser observado em adolescentes que moram em um contexto de vulnerabilidade. É notório que adolescentes de baixa renda e que vivem em periferias têm mais tendência a se inserirem no tráfico de entorpecentes, claro que não são todos, pois há aqueles que optam por estudarem e não cometerem atos infracionais. Mas a pergunta a ser feita é, por que esses jovens são tão vulneráveis e escolhem esse caminho para seguir? O ponto de partida a ser debatido do por quê de escolherem esse caminho é as condições socioeconômica que os rodeiam, muitos não tem perspectiva de vida, ou seja, esses jovens terminam o ensino médio e não conseguem um emprego formal e acabam entrando no tráfico de dragas ou até mesmo furtando os pertences das pessoas para vender e ajudar na renda familiar, que é pequena. Bem como, infelizmente, as oportunidades no Brasil são desiguais principalmente no âmbito da educação profissionalizante, fazendo com que esses adolescentes terminem o ensino médio sem uma qualificação profissional para entrarem no mercado de trabalho o que contribui para o agravante da problemática, além disso, esses adolescentes possuem famílias desestruturadas, onde pode haver a ausência da figura paterna, consumo de álcool e/ou drogas ilícitas, por exemplo. Desse modo, alguns acabam abandonando a escola e usando a agressividade para se defenderem do sistema sociopolítico e capitalista, ficando evidente assim, que o ambiente social no qual este jovem está inserido influencia diretamente no seu comportamento.
...