TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA

Por:   •  6/4/2018  •  Artigo  •  3.262 Palavras (14 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

ANA CLAÚDIA CARVALHO DE LIMA

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA

CUIABÁ-MT

2017


ANA CLAÚDIA CARVALHO DE LIMA

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicologia do Trânsito, pelo CEFI- Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, sede Cuiabá-MT.

Orientador: Prof. Msc. Thayro Andrade Carvalho.

CUIABÁ-MT

2017

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA

Ana Claúdia Carvalho de Lima[1]

Thayro Andrade Carvalho[2]

RESUMO

A educação é uma das bases fundamentais para que se desenvolvam comportamentos adequados em relação ao trânsito, auxiliando a diminuir e até evitar a incidência de acidentes. A educação das pessoas está diretamente ligada à sua consciência de valores. Sendo assim, o objetivo deste artigo é discutir sobre a educação no transito e a contribuição da psicologia neste âmbito. A caracterização deste estudo se dá através da abordagem qualitativa, de cunho bibliográfica, onde se dedicou alguns meses para o levantamento da literatura correspondente ao assunto. A Psicologia do Trânsito frente à educação oferece diretrizes educacionais, indicando recursos mais eficazes para um ensino mais adequado. Conduzir é aparentemente uma tarefa fácil, mas um erro por menor que seja pode levar á consequências muito graves. No que se refere, a educação para o trânsito oferece subsídios para garantir a todo ser humano condições de maior segurança, diminuindo os acidentes e mortes. Sabe-se que para a psicologia unicamente inserir tais propostas de educação, será uma tarefa difícil, por isso, faz-se necessário um trabalho multiprofissional juntamente com os órgãos responsáveis pelo trânsito.

Palavras-chave: Educação. Trânsito. Psicologia.

ABSTRACT

Education is one of the fundamental bases for the development of traffic-friendly behavior, avoiding accidents with victims. The education of people is directly linked to their awareness of values. Thus, the purpose of this article is to discuss education in transit and the contribution of psychology in this field. The characterization of this study takes place through the qualitative approach, of a bibliographic character, where a few months were devoted to the survey of the literature corresponding to the subject. The Psychology of Traffic in relation to education offers educational guidelines, indicating more effective resources for a more adequate teaching. Driving is apparently an easy task, but a minor mistake can lead to very serious consequences. In what refers to, traffic education offers subsidies to guarantee every human being conditions of greater safety, reducing accidents and deaths. It is known that for psychology only to insert such proposals of education, will be a difficult task, therefore, it is necessary a multiprofessional work together with the organs responsible for the transit.

Keywords: Education. Traffic. Psychology.

1 INTRODUÇÃO

O trânsito conceitua-se de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como o movimento de pessoas através das passagens, paradas, estacionamentos e operação de carga e descarga, isto é, "o uso de rotas para pessoas, veículos e animais, sozinhos ou em grupos, conduzidos ou não" (Brasil, 1997, artigo 1, § 1). O sistema de transporte é dividido em três: a via, o veículo e o homem. A via e o veículo têm influencia no comportamento do condutor e para isso existe a psicologia do trânsito como uma ciência que examina o comportamento em um diálogo com outros profissionais, para estender a segurança nos deslocamentos por vias urbanas.

Ocorre um elevado número de acidentes por dia, apesar do código de trânsito, essa situação acontece pelo fato de que há pedestres e motoristas que não cumprem as leis, fato que pode ser confirmado através dos altíssimos dados estatísticos. O contexto do trânsito na atualidade é também um problema sério e decorrente da rápida e grande frota de circulação dos automóveis, pelo fato da globalização se tornaram imprescindíveis para o dia-a-dia das pessoas.

O sistema viário, entretanto, não seguiu o aumento do número de veículos, e por consequência do tráfego. Em virtude dessa situação, ocorrem os crescentes engarrafamentos nas grandes cidades, o aumento de tempo do trajeto, o que acarreta em um elevado índice de agressividade dos motoristas e com isso um aumento relevante do número de acidentes.

A colaboração do psicólogo especialista em trânsito na procura de diagnósticos e explicações para os problemas relacionados ao movimento humano foi enfatizada a partir de 1997 com a aprovação inicial do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), reforçando principalmente a relevância do trânsito e com maior destaque para uma circulação mais humanizada e não somente como vias, veículos e sinalização (SILVA, HOFFMANN, CRUZ, 2003). Portanto, a avaliação psicológica para o trânsito centrou-se não somente em testes que vinculam o processamento de informações com a capacidade de tomar decisões, assim como em comportamento e subjetividade (DETRANMG 2013).

Sabe-se, que somente o psicólogo não é suficiente para desenvolver uma educação no trânsito, se faz imprescindível um trabalho multiprofissional e mais investimentos na área do trânsito. Desta maneira, podendo elaborar pesquisas referentes aos problemas existentes, desenvolver programas de prevenção e ainda ter um vasto campo de atuação para muitos profissionais.

A educação é uma das bases fundamentais para que se desenvolva o comportamento adequado ao trânsito, evitando os acidentes com vítimas. A educação das pessoas está diretamente ligada à sua consciência de valores. “Somente um homem educado pela consciência dos valores é que pode servir de pedra fundamental da harmonia social e da paz mundial.” (ROHDEN, 1988, p.47).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com