A Entrevista de Ajuda
Por: Ana Elisa Sena • 12/5/2020 • Artigo • 263 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
O cortisol é conhecido como o hormônio do estresse, sendo uma das substâncias mais importantes para o funcionamento do organismo, porque, além de controlar o estresse, ele ajuda a manter a pressão arterial, os níveis ideais de açúcar no sangue e dentre outros benefícios. É um hormónio produzido pelas glândulas suprarrenas, mais precisamente a adrenal, que, em momentos de estresse e nervosismo tende a ser liberado em maior quantidade no nosso organismo. É responsável por aumentar a frequencia cardíaca do nosso corpo, deixando-o mais atendo a possíveis situações de perigo. Em níveis normais, o cortisol é importante para o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória.
Diante disso, a partir do vídeo assistido, e sabendo de sua importância no nosso organismo, a má compreensão o torna vilão. Este hormônio, como citado acima, assume vários papéis essenciais à nossa sobrevivência. Ajuda em nosso dinamismo, a cognição, o sistema nervoso, o sistema caridovascular, os ossos e entre outros. Atualmente, o nosso cortisol conta com inúmeros estímulos e, o pior, que a todo momento. Nossos maus hábitos estimulam e muito a produção dele, basta passar noites em claro ou uma alimentação sem qualidade que ele vai as alturas. Portanto, ele quem dita o nosso ciclo circadiano.
Não me estresso com tanta facilidade, porém quando isso vem acontecer é porque já passou do limite do meu estado de espírito. Tenho me estressado mais no trabalho, pois, quase sempre sou interrompida quando estou fazendo algo, quando sou pressionada a fazer determinada coisa com rapidez e quando sou questionada demais. Essas são as três situações que me deixam mais estressadas.
...