A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO TERCIÁRIA E DA INSERÇÃO EM GRUPOS NA TERCEIRA IDADE
Por: Tati Eschscholzia • 5/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 4.811 Palavras (20 Páginas) • 1.886 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO TERCIÁRIA E DA INSERÇÃO EM GRUPOS NA TERCEIRA IDADE
Guarulhos
2017
A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO TERCIÁRIA E DA INSERÇÃO EM GRUPOS NA TERCEIRA IDADE
Guarulhos
2017
RESUMO
O presente trabalho de cunho bibliográfico, descritivo e exploratório, foi realizado através da narrativa histórica encontrada na literatura, utilizando como base as matérias de COMPORTAMENTO E SOCIEDADE e TÉCNICAS GRUPAIS DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO, ambas ministradas neste segundo semestre de 2017 pela Professora Marcelle Trindade Guion Lorenzzoni. Irá apresentar a importância da socialização e os benefícios da vivência em grupos na velhice/terceira idade. O objetivo deste trabalho é através dos autores citados analisar como idosos se comportam durante a socialização terciária, discursando sobre como a auto representação na velhice é influenciada pelas experiências adquiridas ao passar dos anos, os papéis assumidos mediante demanda do meio social que estão inseridos, os discursos repletos de negatividade, a exclusão social e o assunto morte. Através da bibliografia apresentada, iremos compreender que quanto à gênero não há como quantificar ou qualificar quanto o envelhecer possa ser melhor para um dos sexos, pois todos envelheceremos de forma distinta e para isso, seria necessário averiguar a fundo fatores históricos, sociais, regionais/ambientais e genéticos. Será abordado através de um estudo de caso, os benefícios de grupos e programas direcionados à terceira idade, além de uma proposta de projeto de intervenção.
Palavras Chaves: Velhice, Terceira Idade, Representação Social, Idoso, Socialização Terciária.
SUMÁRIO
1. Introdução.................................................................................................4
1.1 Justificativa..............................................................................................4
1.2 Análise e Contextualização (Estudo de Caso)........................................4
1.2.1 Estudo de Caso....................................................................................4
1.2.2 As Representações Sociais..................................................................6
1.2.3 O Papel Social......................................................................................7
1.2.4 Grupos Sociais.....................................................................................8
1.2.5 Grupos Sociais de Terceira Idade........................................................8
1.2.6 Socialização em Grupos Sociais de Terceira Idade.............................9
1.2.7 Socialização em Grupos Sociais de Terceira Idade............................10
1.2.8 Velhice, Doença, Idade, Exclusão Social e Finitude............................11
1.2.9 A Família, Terceira Idade e Gêneros...................................................12
2. Proposta de Projeto de Intervenção........................................................13
3. Considerações Finais...............................................................................15
4. Referências Bibliográficas.......................................................................16
1. Introdução
1.1 Justificativa
A necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o envelhecimento da população, surge quando as taxas de fecundação e mortalidade infantil decaem em todas as nações e encaramos uma sociedade mais velha, segundo os Indicadores e Dados Básicos para a Saúde/IBGE (2000), há a estimativa que no ano de 2020 o Brasil possua a sexta maior população mundial de idosos, dados como este, fomentam a necessidade de novos estudos sobre esse período da vida, através de análises, problematizações e um novo olhar para o envelhecer. Ao observar a socialização terciária nos dias atuais, encontramos “velhos jovens”, com hábitos incomuns, papéis sociais diferentes, imagem exteriorizada que fogem do estereótipo “avô e avó” e que encaram o envelhecer não como um período para a finitude, mas como um novo período para continuar a viver, também observa-se indíviduos que encaram o envelhecimento como um período tardio para novas atividades, novos aprendizados, que relacionam esse período com o abandono, falta de atividade e situações onde as limitações prevalecem. Esta necessidade de entender o “envelhecer atual”, impulsiona a reflexão sobre os papéis sociais e a necessidade da criação ou inserção de/em grupos para estes indivíduos.
1.2 Análise e Contextualização (Estudo de Caso):
1.2.1 Estudo de Caso.
Este trabalho, será baseado no filme “Antes de Partir”, do gênero drama, lançado em 2008 e possui como diretor Rob Reiner, este filme convida o espectador a encarar uma reflexão séria, envolvendo vida e o dia da morte.
Morgan Freeman interpreta Carter Chambers, um velho homem, culto, casado, ingressou na faculdade, mas deixa seu sonho de um diploma de lado ao se tornar pai e como todo “pai de família” passa a limitar sua vida ao cuidado destes e há 46 anos trabalha como mecânico em oficina. Carter, há tempos não se sente bem, sente inúmeras dores e em diversas situações, quando de repente é sucumbido por um mal-estar, isso faz com que o velho homem procure um médico que o orienta a realizar exames, dias depois, através de um telefonema, descobre
...