TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA

Por:   •  26/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.572 Palavras (15 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - UNESA

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

BRUNA SAMILLE MACHADO, FLÁVIA ARCHER, JULIA CALABRIA E KAROLINE VITORIA SOARES

ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA

RIO DE JANEIRO – RJ

2022.2

BRUNA SAMILLE MACHADO, FLÁVIA ARCHER, JULIA CALABRIA E KAROLINE VITORIA SOARES

ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA

Trabalho desenvolvido na aula de Introdução a Psicologia apresentado à Universidade Estácio de Sá, como requisito para formação da nota da AV1 do Bacharel em Psicologia.

Professor: Nelson Roque Schneider

RIO DE JANEIRO – RJ

2022.2

                Sumário

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ÉTICA PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA        1

2.1.        Visão de “profissão” para Cuvillier:        1

3.        A ÉTICA PARA ARISTÓTELES        1

4.        A ÉTICA KANTIANA        2

4.1.        Ética formal:        3

4.2.        Princípios de ética:        3

4.3.        Princípios práticos:        3

5.        CONSCIÊNCIA ÉTICA E LIBERDADE        3

6.        O PAPEL DOS EDUCADORES NA CONSCIÊNCIA ÉTICA        4

7.        O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO        5

8.        A ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA        5

8.1.        Antecedentes Históricos:        5

8.2.        Atualidade:        7

9.        PLATAFORMA BRASIL        7

9.1.        Sistema CEP/Conep:        8

10.        COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA (CONEP)        8

11.        CEP = COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA        8

12.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

13.        REFERÊNCIAS        10

        

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado refere-se à definição dos conceitos e princípios relacionados à ética na pesquisa cientifica, abordando sua importância moral. O assunto foi introduzido a partir do livro “DA SILVA, Airton. Formação da Consciência Ética Profissional em Psicologia, 2001”, desenvolvendo os pensamentos e teorias dos filósofos Aristóteles e Kant. Para um melhor entendimento do tópico principal deste trabalho, é destacada a construção da consciência ética, com o auxílio do educador.

Ao decorrer do trabalho, são levantados os fundamentais princípios do código de Ética Profissional do Psicólogo, para finalizar é diferenciada a função do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), destacando a funcionalidade e importância da Plataforma Brasil.

  1. FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ÉTICA PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA

Às teorias da ética profissional foram formadas a partir de pensamentos dos filósofos Aristóteles e Kant, que influenciaram o pensamento ético ocidental. Para Aristóteles a ação humana tem em vista um bem querer, aquilo a que todas as coisas tendem, já para Kant a ação humana é um dever. (Direitos e deveres)

  1. Visão de “profissão” para Cuvillier:

É dela que o indivíduo se destaca, comprovando suas habilidades; através dela é elevado a moral e torna-se útil para a sociedade. 

“Profissão” ou “ética profissional”, são termos que lembram “Profissões Universitárias”, supondo um título acadêmico para exercê-las.

  1. A ÉTICA PARA ARISTÓTELES

Aristóteles acreditava que a ética só podia se adequar a seres espiritualmente maduros, e essa maturidade era alcançada por meio da educação. (visto que os jovens não educados se encontram presos as emoções, tendo como finalidade a ação e não o conhecimento racional)

O filósofo afirma que a ética só pode se adequar a seres espiritualmente maduros, e essa maturidade é alcançada por meio da educação, partindo do princípio de que, jovens não educados encontram-se presos em suas emoções. A ética aristotélica está diretamente relacionada com a ideia de virtude (areté) e de felicidade (Eudaimonia). Para ele, tudo tende para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana. Porém, as felicidades não devem ser compreendidas como prazeres imediatos, mas sim a prática de uma vida virtuosa.

A teoria ética aristotélica está presente na obra Ética a Nicômaco, uma das obras fundamentais do filósofo clássico grego. Nela, Aristóteles afirma que os seres humanos possuem uma essência, uma natureza e uma finalidade. Essa última seria o “sentido da vida”, a Eudaimonia, sinônimo de uma vida bem vivida.

Assim, esta é uma ética teleológica (busca um fim) e eudaimônica (o fim é identificado como felicidade). A felicidade é o sumo bem, o objetivo último das ações humanas, sendo necessário praticar o bem para ser uma pessoa virtuosa.

Para o pensador em questão, a família é muito importante pois a educação privada leva à publica, e assim a ética coletiva. Além disso, é na sociedade – na pólis – que os homens podem alcançar o bem supremo: a felicidade, por este motivo, em Aristóteles, ética e política são inseparáveis. A primeira apresentar uma dimensão social, coletiva, enquanto a outra se restringe ao particular, individual.

“O objeto principal da política é criar a amizade entre membros da cidade” (Aristóteles)

  1. A ÉTICA KANTIANA

As teorias de Kant sobre ética podem contribuir para a Ética Profissional ao estudar sobre o papel da razão na consciência moral (refere-se a crítica do comportamento que a razão impõe, ao tentar decidir o certo e errado), tentando encontrar uma resposta científica para o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com