A Importância da Psicologia na Área da Saúde
Por: Gabrielamatos • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 661 Palavras (3 Páginas) • 17.880 Visualizações
1. A Importância da Psicologia na Área da Saúde
A crescente inserção da Psicologia em equipes de saúde é hoje um fato reconhecido (LoBianco et al., 1994).Reconhece-se, contudo, que o interesse pelo trabalho em equipe multidisciplinar vem se fortalecendo, tendo como base a crescente aceitação do modelo biopsicossocial de saúde. Nesse modelo, saúde é definida como o bem-estar físico, mental e social, em contraste com o modelo biomédico tradicional para o qual saúde é a ausência de doença (Organização Panamericana da Saúde, 1996).
A psicologia carrega consigo um tabu de que é uma profissão destinada somente a doentes mentais, e com a psicologia hospitalar não foi diferente já que muitos psicólogos ingressaram seus trabalhos em hospitais psiquiátricos. O fato é que o trabalho do psicólogo pode ser útil a qualquer tipo de enfermidade, seja de forma preventiva, durante ou pós-trauma, sua atuação é eficaz e reconhecida pela medicina.
O objetivo principal da Psicologia Hospitalar é diminuir o sofrimento causado por doenças além de ajudar o paciente a lidar com as alterações emocionais durante os tratamentos e internação, já que ao adoecer o individuo acaba por cortar os laços com a vida externa e social, pois fica isolado de tudo e de todos, iniciando uma realidade diferente e difícil de ser aceita.
O psicólogo hospitalar tem como intenção auxiliar no tratamento e ajudando o paciente a reunir condições para lidar com a situação e facilitar o processo de recuperação na tentativa de minimizar possíveis sequelas psicológicas relacionadas à doença.
Psicologia Hospitalar
Fundado em 1818, em Massachusetts, o Hospital McLean possibilitou a inserção do psicólogo na área hospitalar através da formação de uma equipe multiprofissional composta por patologistas, fisiologistas, bioquímicos e psicólogos. O processo da Psicologia Hospitalar surgiu pela iniciativa de profissionais, demanda da população e pelas próprias instituições. Atualmente, os hospitais vêm se abrindo cada vez mais para a atuação dos psicólogos, valorizando a concepção do trabalho interdisciplinar e multiprofissional. A Psicologia Hospitalar tornou-se uma realidade na nossa profissão e na sociedade. Não se pode deixar de citá-la entre as áreas de Psicologia.
Psicologia Hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. Ela não trata apenas aquelas doenças com causas psicológicas classicamente denominadas psicossomáticas, mas sim dos aspectos psicológicos existentes em toda e qualquer doença.
A finalidade da psicologia hospitalar é ajudar o paciente a atravessar a experiência do adoecimento. Geralmente a doença chega como um susto, desarrumando a vida da pessoa e sacudindo sua subjetividade. E agora? O que fazer? É ai que entra em cena o psicólogo se oferecendo para, com sua escuta, ajudar o paciente a encontrar uma resposta para esta pergunta. Enquanto a medicina objetiva curar a doença, a psicologia hospitalar busca reposicionar o sujeito em relação a sua doença.
Psicologia Hospitalar
Fundado em 1818, em Massachusetts, o Hospital McLean possibilitou a inserção do psicólogo na área hospitalar através da formação de uma equipe
...