A Intervenção Psicossocial
Por: Laura Adriane • 16/9/2022 • Trabalho acadêmico • 482 Palavras (2 Páginas) • 105 Visualizações
Intervenção Psicossocial
Laura Adriane de Arruda Araújo 212-001822 3º Período
Zak é um jovem portador da Síndrome de Down, que assim como qualquer jovem da sua idade tem seus sonhos e miragens, ao assistir um programa de TV sobre luta, o garoto decide ingressar na carreira, fugindo de casa em um barco. Essa é a historia narrada no filme “O Falcão Manteiga de Amendoim”.
No filme podemos ver através das vivências de Zak como a exclusão social assola e afeta uma grande parcela de pessoas ao longo da vida, colocando-os em lugares limitantes e capacitante, como se não fossem capazes de realizar as ações desejadas. A sociedade tende a colocar as pessoas com Síndrome de Down em caixas que definam seus limites, com ciclos sociais pequenos, convivendo geralmente apenas com aqueles que fazem parte da sua rotina diária, com poucos amigos; é possível notar que a sociedade ainda não esta preparada para acolher e aceitar pessoas com qualquer que sejam suas deficiências.
A exclusão social se montou ao longo dos anos diante de uma organização da sociedade que determinava a capacidade e liberdade das pessoas com deficiência, privando-as dos seus direitos e da sua liberdade de escolha para seguir a própria vida, criando para o individuo uma visão de que o mundo é perigoso, que se deve sempre temer e ter inseguranças, ao invés de ensinar um caminho sobre liberdade e escolhas. É necessário mostrar que as pessoas com Síndrome de Down, ou qualquer outra deficiência, tem capacidade para evoluir, que suas limitações não devem ser motivo para desistir; dando apoio e estimulo, criando e mostrando um ambiente que é seu aliado e não seu inimigo.
Por trás das câmeras do filme, também é possível ver um exemplo de inclusão, na escolha no ator e na permissão que lhe foi concedida para aplicar suas experiencias no personagem e transpassar suas vivencias com autonomia, dando lugar de fala e representação para pessoas com Síndrome de Down.
Por fim, o filme retrata os sentimentos de Zak em relação a sua síndrome, como o olhar das pessoas ao redor afetou sua visão sobre si mesmo, a ponto de sentir mal por ser portador da mesma. É demonstrado momentos que poderiam ser comuns, mas que o jovem é tratado com desigualdade e preconceito, dando ao espectador um monte de reflexão sobre as atitudes com o outro, e como a exclusão pode ser determinante para uma vida inteira.
No filme também podemos ver momentos que ressaltam as qualidades e capacidades de Zak, mostrando que um portador da síndrome não se resume somente a sua deficiência.
É dever da sociedade e da população buscar entender as capacidades das outras, buscando ser menos preconceituosa e mais desenvolvida; destruindo o estigma de restrição que existe em volta das deficiências, sendo mais igualitária e inclusiva.
Referências:
Filme “O Falcão Manteiga de Amendoim”, dirigido por Tyler Nilson e Michael Schwart. Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=-4mFzolvklI
...