A Introdução a Psicologia
Por: MarcilioCesar • 5/5/2023 • Exam • 806 Palavras (4 Páginas) • 79 Visualizações
1.Como a percepção pode alterar o julgamento do ser-humano e o quanto isso pode ser trabalho importante para a psicologia?
Através da individualidade de cada um, cada evento é interpretado de forma subjetiva, e é em função dessa subjetividade que se torna um trabalho importante para a Psicologia.
2.Os processos psicológicos básicos, ou processos mentais, são fenômenos psicológicos pelos quais se pode compreender a dinâmica da mente. Dois destes processos são a Sensação e a Percepção. Embora estejam interligados, são diferentes. Aponte esta diferença.
A sensação resulta do estimulo dos nossos órgãos dos sentidos, já a percepção, depende de nossas vivencias, sendo definida como um processo ativo em que nossas memórias se fundem às sensações resultando no objeto de que é percebido por cada pessoa de maneira diferente.
4. A relação da psicologia científica com o senso comum é complexa. Os detratores da psicologia afirmam que de psicologia todos sabemos um pouco, que a psicologia não passa de um senso comum esclarecido, que tem por objetivo confirmar o óbvio e em redescobrir o que já se sabe. A partir das discussões em sala de aula sobre psicologia científica, conhecimento científico e senso comum, responda as perguntas:
1- Qual o perigo do uso da psicologia do senso comum em situações que requerem o conhecimento científico.
2 - Qual a importância do senso comum para a construção do conhecimento científico.
3 - Como o cotidiano e o conhecimento científico que temos realidade aproximam-se e se afastam
1- O risco que oferece é quando tenta adentrar num campo que não tem conhecimento especializado para isso, ocorrendo erros ou equívocos que trazem consequencias graves. Uma pessoa sem formação específica, por exemplo, que tenta tratar ou diagnosticar uma doença, pode causar grandes danos ao indivíduo.
2- e através do cotidiano do senso comum que a ciência baseia-se nesta realidade e pensa sobre ela, procurando compreender e elucidar a partir de seu estudo sistemático.
3- Aproximam-se porque a ciência se refere ao real e afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, então a ciência afasta-se da realidade transformando-a em objeto de investigação, permitindo a construção do conhecimento cientifico sobre o real.
5.Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários sentidos. Por exemplo, quando falamos do poder de persuasão do vendedor, dizemos que ele usa de psicologia para vender seu produto; quando nos referimos à jovem estudante que usa seu poder de sedução para atrair o rapaz, falamos que ela usa de psicologia; e quando procuramos aquele amigo, que está sempre disposto a ouvir nossos problemas, dizemos que ele tem psicologia para entender as pessoas. Será essa a psicologia dos psicólogos? Certamente não (BOCK et al, 2001 p.15).
A partir do texto acima, responda:
a) O que é senso comum? Qual sua importância para o cotidiano?
É um tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano, percorrendo um caminho que vai do hábito à tradição, a qual quando estabelecida passa de geração para geração. A sua importância está em facilitar o dia-a-dia e com isso produzir suas próprias “teorias” que também é um tipo de conhecimento.
...