A Introdução a Psicologia
Por: Larissa Lima • 31/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.369 Palavras (6 Páginas) • 113 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI – UAM
CURSO DE PSICOLOGIA
ADRIANA APARECIDA NOGUEIRA FARTO
FERNANDA DOS SANTOS CORRÊA BARRETO
JACQUELINE DE MOURA TAVARES
LARISSA LIMA BEZERRA
MARCELY GOMES DE SOUSA NEVES
MARIA EDUARDA QUINTANILHA LIMA
MARIAN CELENE CAVAZZANI CABRAL DA FONSECA
PAMELA CRISTINA RODRIGUES GONCALVES DELLU
INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA
A2
São José dos Campos
2020
1. Leia o trecho a seguir:
“Witmer estudou com Wundt e Külpe e foi colega de classe de Titchener. Não ficou impressionado com os métodos de pesquisa de Wundt, aos quais chamava de desleixados. Contou que Wundt fazia Titchener repetir uma observação “porque os resultados obtidos por Titchener não eram como os que ele, Wundt, previra” (apud O’Donnell, 1985, p. 35). Witmer participou como sujeito nos estudos de Wundt sobre tempo de reação; seu trabalho, porém, não durou por muito tempo, porque seu tempo de reação “era o mais rápido já registrado no laboratório de Wundt, o que o levou a alegar que Witmer não estava realizando a tarefa apropriadamente, como um introspectivo deveria fazer”. Wundt recusou‐se a usar os dados de Witmer e este logo veio a duvidar da utilidade do método introspectivo.” [In.: SCHULTZ & SCHULTZ. História da Psicologia Moderna. 11ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2015] De acordo com o trecho acima, Witmer faz críticas ao método introspectivo. Redija um texto dissertativo apresentando prós e contras desse método proposto por Wundt. Cite exemplos que justifiquem sua argumentação.
RESPOSTA AQUI
2. Qual a importância de se conhecer o contexto no qual uma disciplina como a Psicologia emergiu e segue evoluindo ao longo da história?
A importância de conhecer o contexto da história da psicologia deve-se a possibilidade de acesso a técnicas já aplicadas anteriormente e as diferenças do desenvolvimento de conceitos e ideias, além de compreender o passado para saber o que de fato deu certo e quais foram os principais nomes que contribuíram para a história. Por este meio, é possível reconhecer seus avanços e o modo em que se estabeleceram as relações sociais com o passar dos anos, o que nos permite entender as influências culturais em uma sociedade e suas novas possibilidades. Por esse motivo, é necessária a continuidade dos estudos voltados às relações humanas em busca do entendimento da sociedade, pois o contexto histórico é capaz de modificar o jeito de pensar dos indivíduos e suas prioridades. Sendo assim, é primordial ter avaliação crítica constante enquanto ciência e profissão e diante das questões contemporâneas.
3. Estabeleça uma distinção entre Misticismo e Psicologia. Cite um exemplo de prática mística e um exemplo de prática psicológica.
O misticismo está ligado a magia, ao desejo e ao querer que as coisas aconteçam de um determinado modo em busca de respostas rápidas. A partir disso, são desenvolvidos rituais como meio de realizar os acontecimentos desejados. Já, a psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, não utiliza métodos místicos e tem como base o estudo do processo mental do ser humano e se baseia apenas em estudos cientificamente comprovados, enquanto o misticismo é primitivo e explora apenas as questões de sobrevivência e as necessidades humanas básicas como a sensação e os sentimentos. São exemplos da prática mística: simpatias, superstições e astrologia; enquanto na psicologia, temos como exemplo a hipnose e a acupuntura como práticas reconhecidas.
4. Leia o trecho a seguir:
“Witmer reconhecia que os problemas físicos afetavam o funcionamento cognitivo e emocional; assim, pedia aos médicos que examinassem as crianças para determinar se a desnutrição ou as deficiências visual e auditiva consistiam em fatores contribuintes para as dificuldades dos pacientes. Depois desse exame, os psicólogos testavam‐nos e os entrevistavam, e os assistentes sociais preparavam o histórico a respeito da formação familiar de cada um. No início, Witmer acreditava que os fatores genéticos fossem os principais responsáveis pelos distúrbios cognitivos e comportamentais; mais tarde, porém, percebeu que os fatores ambientais eram mais importantes. Ele prognosticou a necessidade de proporcionar diversas experiências sensoriais logo nos anos iniciais da vida da criança, antecipando a criação de programas de tratamento e aperfeiçoamento, como o programa Head Start. Acreditava no envolvimento da família e da escola no tratamento dos pacientes, alegando que, se as condições da casa e da escola fossem melhoradas, o comportamento da criança também mudaria para melhor.” [In.: SCHULTZ & SCHULTZ. História da Psicologia Moderna. 11ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2015]
Com base no texto e no seu conhecimento sobre a História da Psicologia, responda: esse relato está relacionado à qual escola da Psicologia? Quais as principais características desse momento histórico, bem como suas consequências para a Psicologia enquanto ciência e profissão?
Podemos relacionar o relato acima à Psicologia Aplicada, um legado do funcionalismo, uma escola que visava construir uma nova psicologia conquistando espaços ainda inexplorados, demonstrando assim, como ela poderia funcionar na prática, tirando a psicologia dos laboratórios e aplicando-a no cotidiano.
Quando os jovens alunos de Wundt retornaram aos Estados Unidos, estabeleceram uma psicologia pouco similar à de seu mestre, tratava-se de uma ciência influenciada pelo evolucionismo de Darwin, adaptativa ao novo ambiente - o Zeitgeist americano. Com seu espírito intelectual, o povo americano valorizava aquilo que era útil, prático e pragmático, mas também é importante ressaltar que o contexto socioeconômico da época colaborou para a expansão da Psicologia Aplicada, no qual muitos de seus pioneiros se viram motivados pela necessidade econômica a ingressar na nova psicologia, abandonando suas aspirações em pesquisas experimentais “puras”.
...