A Neurofisiologia Na Psicologia
Por: binasilva • 26/10/2020 • Exam • 448 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
1- Por que sinapses nos dendritos têm maior dificuldade de geração de potenciais de ação nos neurônios? Explique as alternativas para a excitabilidade destes neurônios?
Por causa da condução com decremento que ocorre quando a despolarização atinge o limiar de excitabilidade nos dendritos ou corpo neuronal e vai reduzindo na medida em que se aproxima do segmento inicial do axônio, que é o local em que se localizam os canais de sódio voltagem dependente, responsável por dar início ao potencial de ação. As alternativas são duas, uma delas é a somação temporal, que nada mais é do que um aumento da frequência de potenciais de ação no neurônio pré-sináptico, a fim de aumentar a liberação de neurotransmissores e aumentar a despolarização no neurônio pós-sináptico. O segundo é a somação espacial, que consiste no aumento da ativação de neurônios pré-sinápticos ao mesmo tempo, a fim de que ocorra mais liberação de neurotransmissores e aumente a despolarização do neurônio pós-sináptico.
2- Explique a importância da sensibilidade diferencial de sensores e da divergência de sinais.
A sensibilidade diferencial é importante por que para cada tipo receptor é extremamente sensível a determinado tipo de estimulo que foi designado, alem disso não responde a outros tipos de estímulos sensoriais. A divergência de sinais, especialmente na área motora, permite que uma área pequena controle várias outras áreas. Por exemplo, ficar de pé exige o domínio e controle de várias áreas motoras. E todas essas áreas estão submetidas ao córtex, há uma facilitação da ação motora, o neurônio pré com apenas um grupo neuronal consegue ativar vários outros neurônio de uma só vez.
3- Como é feita a distribuição de receptores sensoriais pelo corpo? Explique as diferenças de sensibilidade.
Temos basicamente cinco tipos de receptores sensoriais são eles. Sensores mecânicos, termorreceptores, nociceptores, eletromagnéticos e químicos cada sensor é responsável por um tipo de estimulo. Temos uma distribuição heterogenia, e em algumas áreas temos muitos sensores e são mais sensíveis, como dedos e lábios, e a grande quantidade e variedade sensores. Já os sensores mais distantes geralmente são de dor.
4- Conceitue fadiga neuronal, explique sua importância e os prováveis mecanismos envolvidos.
Fadiga neuronal é quando uma via neuronal é ativada excessivamente e por muito tempo. É importante, pois é uma diminuição da resposta do neurônio a hiperexcitabilidade prolongada, é um processo fisiológico que protege o neurônio da sua neurodegeneração.
5- A serotonina é um transmissor excitatório, facilitatório ou inibitório? Justifique sua resposta.
A serotonina é um transmissor que pode ser excitatório ou inibitório, vai depender do canal que ela vai abrir ou fechar. É muito distribuído dentro do sistema nervoso e têm muitas vias serotoninérgicas, as vias de transmissão de dor, humor, prazer são algumas das que precisam da serotonina.
...