A PSICOLOGIA
Por: paullas23 • 2/5/2017 • Trabalho acadêmico • 394 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
FACULDADE LUCIANO FEIJÃO
ANA PAULA SOUSA
RESUMO DE ARTIGO
SOBRAL, CE
2017
O artigo “A Construção do Conceito de Identidade Urbanística como Contribuição ao Campo do Desenho Urbano” trata do conceito de cultura no contexto da construção da identidade urbanística. Não nos define o que vem a ser cultura, por ser algo bastante amplo, mas trata do mesmo nesse quadro.
Na tentativa de conhecermos a cultura de um povo precisamos compreender suas particularidades. Deve-se considerar o cultural de uma sociedade para que se faça um desenho urbano da mesma. Compreender suas relações físico-espaciais e simbólicas.
Para Tap (1985), o sujeito constrói seu lugar e assume suas posições na sociedade através da apropriação da cultura e das instituições sociais mediadas pelo outro. E é justamente nesse contexto que o sujeito constrói sua identidade. Nesse jogo de relações.
O homem é composto de diversas identidades, devido esse processo de desterritorialização. Com isso torna-se difícil manter uma idade padrão. As mudanças de cenários são rápidas, e a relação sujeito/mundo também se altera.
“Para definir a identidade de um grupo, o importante não é inventariar seus traços culturais distintivos, mas localizar aqueles que são utilizados pelos membros do grupo para afirmar e manter uma distinção cultural” (CUCHE, 2002:182).
Segundo Brackeleire3, se apropriar é tornar ou definir um espaço como sendo próprio (singular), frente a outro, ou seja, por oposição a alteridade. Com isso, o sujeito o toma com seu. Cuida daquele lugar e põe suas regras e se apropria dele.
As pessoas passam a se identificar com um espaço, se apropriam dele e tomam conta. Os símbolos que esse local oferece lhes conectam com suas experiências de vida, sua história, cultura e memória.
Um indivíduo se identifica com determinada proposta de desenho urbano é devido ao fato do mesmo reconhecer que valores e costumes semelhantes aos deles foram considerados na confecção mesma. Dessa forma, o mesmo sente afinidade com o espaço, se envolvendo e se responsabilizando. A partir daí e com o decorrer do tempo aquele espaço adquire novos significados para aquela pessoa ou população.
...