A PSICOLOGIA
Por: Raphael Marques • 30/10/2019 • Trabalho acadêmico • 438 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Conforme visto em palestra, A arte e a psicanálise nasceram entre a medicina e a literatura, está segmentado no campo da construção ficcional, encontrando na tragédia uma solução para o trabalho de esclarecimento. Freud foi o primeiro psiquiatra a aplicar a psicanálise à arte, a psicanálise nasceu entre a medicina e a literatura, está segmentado no campo da construção ficcional, encontrando na tragédia uma solução para o trabalho de esclarecimento. No pensamento de Freud, a questão principal é a seguinte: a tela, assim como uma cena onírica, representa um objeto ou uma situação ausente que, censurados, só se dão a ver por meio de seus representantes simbólicos, para esses estudo ele se baseou como tema na vida e a obra de Leonardo da Vinci. Observando uma imagem parcialmente fundida de Leonardo, da Virgem e de Santa Ana, Freud deduziu que o artista havia retratado suas duas mães, sua mãe biológica e sua madrasta, isso nos demonstra que o objeto é pensado segundo a função de representação alucinante.
Aproximar-se desse objeto com palavras que permitem a inteligência do seu sentido significa esbanjar, a beleza daquele objeto assim como a conversão da imagem em forma de delírio. Com esse discurso analítico muito precoce sobre a perda e a adoção dos pais muda totalmente o curso da interpretação da arte. Freud aproveitou para explorar a psicologia da arte, o artista e a apreciação estética. Confrontando com o antigo enigma da Mona Lisa, ele teve uma solução ousada para o enigma do sorriso da Mona Lisa. Os seus artigos apresentam conceitos de sublimação, parentalidade, homossexualidade e narcisismo. Sem metodologia e teorias modernas, as ideias principais de Freud ofuscam seus erros puros.
A arte representa, acompanha, denuncia, expressa e registra uma sociedade de sua época. Através da arte podemos conhecer a história, seus costumes e as crenças da humanidade. O processo de criação artística possibilita o acesso ao inconsciente, a mobilização, por via das emoções associativas, de emoções inconscientes mais profundas, ampliando as redes conectivas e de significados, toda a obra de arte cria algo novo e contempla, simultaneamente, a necessidade humana de reparar, processo esse inerente ao simbolismo. O que é único à criatividade artística, é que todo o ato reparador se associa à criação do símbolo.
Enquanto a psicanalise é uma teoria que pretende explicar o funcionamento da mente humana, a partir dessa explicação ela se transforma num método de tratamento de transtornos mentais, tem como base um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da psique humana. O método de investigação empírica refere aos conjuntos de significados expressos através de ações, palavras e produções imaginárias como: sonhos, delírios, associação livre, atos falhos.
...