A PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO
Por: mayarabgomes • 28/4/2020 • Trabalho acadêmico • 3.366 Palavras (14 Páginas) • 202 Visualizações
[pic 1]
PLANO DE ESTUDO DOMICILIAR 1
CURSO DE PSICOLOGIA
NOME: MAYARA BARSAGUE DE AZEVEDO GOMES RA: F30EFB-0
DISCIPLINA: PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO PROF (A): ELISANA M. MACHADO DE SOUZA
SEMESTRE: 1º TURMA:PS1A14 TURNO: MATUTINO
- Texto 2: Bettoi, 2017: A diversidade de atuação do psicólogo.
1. Saúde: instituições publicas ou particulares de saúde como hospitais gerais e psiquiátricos, postos de saúde, CAP’s (centro de atenção psicossocial), ambulatórios, clinicas de diferentes naturezas.
Educação: instituições de ensino particulares ou publicas, escolhas ou locais onde tem por objetivo a educação e a aprendizagem.
Organizacional: empresas, órgãos de administração publica.
Institucional e comunitário: orfanatos, ONGs, sindicatos, associações profissionais, clubes, entidades esportivas, presídios, varas da família, juizado do menor.
Pesquisa: Universidades, hospitais, consultórios, nos outros contextos citados, aqui o que muda é que a intenção é voltada para a pesquisa, então em quaisquer dos lugares de atuação, desde que a intenção seja a produção de conhecimento.
2. Não faz sentido porque é importante retratar a atividade do profissional com seu contexto. Isso deve acontecer porque cada contexto apresenta suas peculiaridades, como condições de trabalho, demanda atendida, métodos utilizados, cultura entre outros. E também a abordagem em cada contexto pode ser diferente.
3.(a). Observação: a atividade de observar é uma das mais básicas e essenciais do trabalho do psicólogo, ela compete em observar o paciente em vários ambientes e situações, algumas até criadas, para poder entender o comportamento onde o fenômeno estudado normalmente ocorre.
Aplicação de testes e outros instrumentos: Os testes são utilizados para identificar e conhecer os mais variados tipos de fenômenos existem testes de personalidade, testes de desempenho intelectual, testes de desempenho especifico (por exemplo, de lógica, raciocínio), eles são importantes para analisar o individuo em determinado contexto.
Entrevistas: As entrevistas também é uma das atividades mais básicas dos psicólogos, porém muito importante, não é um simples bate-papo, mas sim uma atividade planejada, com objetivos específicos, seguindo determinadas regras, nelas pode ser aplicada questionários, entre outros.
(b). A psicologia como ciência implica em produção de conhecimento que seja metódica e critica, por isso ao invés de chutar uma resposta o psicólogo deve observar sistematicamente o fenômeno estudado, isto existe regras e técnicas.
4.(a). Psicodiagnostico: no contexto de saúde, fala-se em psicodiagnóstico (ou estudo de caso), para se referir ao conjunto de três atividades que o psicólogo realiza sendo elas: observação, testes, entrevistas. O objetivo do psicodiagnostico é identificas os fatores que caracterizam um individuo tanto interiormente quanto externamente. Não serve apenas para diagnosticar um problema, mas também as características psicológicas do individuo tendo ele problema ou não.
Psicoterapia: É uma atividade onde o psicólogo aplica um conjunto de técnicas de métodos psicológicos, cujas características e objetivos podem variar. Entre as diversidades de objetivos da psicoterapia, dependendo da abordagem, podemos encontrar: resoluções de problemas, modificação de comportamentos, desenvolvimento de novas concepções sobre si e o mundo, autoconhecimento, transformação de personalidade. Uma modalidade da psicoterapia é a psicoterapia breve, onde demanda um menor tempo de duração da terapia, o terapeuta tem uma intervenção mais focalizada, buscando atingir objetivos mais imediatos, principalmente decorrentes de um acontecimento atual na vida do cliente, como por exemplo uma separação, uma perda, uma internação hospitalar.
Orientação e aconselhamento: Parecido com a terapia breve, onde se da voltada para uma atividade mais especifica que caracteriza por um momento da vida de um individuo ou grupo, porém com a diferença de que neste o psicólogo assume um papel mais educativo, com base nos conhecimentos psicológicos, ele tenta esclarecer determinados fenômenos da psicologia, essas informações são úteis para que a pessoa reflita sobre si e a situação que esta vivendo, de forma com que possa lidar da melhor forma possível com a sua vida, “sozinho”.
(b). psicodiagnostico: No contexto educacional, um psicologo observando criança interagindo com seus colegas no intervalo. No contexto organizacional, psicólogo aplicando teste para identificar qual profissional mais de enquadra nas exigências da empresa para determinado cargo ou setor. Psicoterapia: Psicólogo atendendo casais em processo de separação. Psicólogo ajudando a pessoa a passar por um luto, ou ajudando a pessoa a passar por um tratamento de câncer.Orientação e aconselhamento: psicólogo aconselha e orienta grupo de gestantes ou de mães com dicas fundamentadas na psicologia, que podem ajudá-las a passarem por este momento da vida. Psicólogo em escolas dando orientações vocacionais, orientações sexuais, orientações para pais de filhos com dificuldade de aprendizagem.
5. Cada um contribuirá com a sua área de conhecimento, desta forma é possível a compreensão total do individuo através da soma e complementação dos conhecimentos específicos dominados por cada profissional. Por exemplo, nos hospitais, o psicólogo irá atuar com os médicos e enfermeiras, contribuindo com seu conhecimento sobre as emoções e relações humanas para determinado tratamento do paciente.
- Texto 3: Bettoi, 2017: A atuação do psicólogo em contextos específicos.
1. O contato do profissional clínico acontece quase que sempre de forma individual e pessoal com o objetivo de promover saúde, freqüentemente através da resolução de seus problemas. A psicologia clinica é exercida em vários contextos diferentes. Um psicólogo clinico tem a função de ajudar o paciente tanto em questões que envolve o psicológico quanto o lado emocional.
...