A PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO
Por: ceciliahellen • 8/6/2022 • Trabalho acadêmico • 778 Palavras (4 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1]
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO
Cecília Hellen da Silva Ferreira
PSICOLOGIA CLÍNICA
JOÃO PESSOA
2022.1
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a Psicologia Clínica, mais concretamente sobre pontos importantes como: o que é, a história, entre outros pontos sobre essa especialidade da Psicologia.
O objetivo deste trabalho é trazer informações, conhecimentos e noções sobre a Psicologia Clínica que é a área da psicologia dedicada ao estudo dos distúrbios mentais, seus sintomas, causas, tratamentos e intervenções psíquicas.
Está organizado em 2 (dois) tópicos, sendo o primeiro a introdução que de forma simplificada informa o leitor sobre o conteúdo abordado. O segundo tópico, adentra no assunto abordado com subtópicos que detalham a temática.
A metodologia utilizada foi pesquisa em livro, enriquecida com alguns artigos científicos e arquivos brasileiros de psicologia.
2 SOBRE A PSICOLOGIA CLÍNICA E AS ATRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO
Historicamente falando:
2.1- O que é Psicologia Clínica?
A psicologia clínica é um campo em contínua transformação disciplinar e profissional que requer constante reflexão, atualização e renovação.
A psicologia clínica é um campo heterogéneo de teorias e procedimentos. Esta heterogeneidade é apresentada como uma diversidade que, beira doutrinas e práticas contraditórias.
A orientação clínica é dirigida a quem tem problemas e distúrbios, com ênfase caso individual.
2.2- O profissional
O psicólogo clínico trabalha na promoção da saúde mental e na intervenção e reabilitação de pessoas com perturbações mentais e físicas. Este ramo da psicologia surge da tradição nas profissões de ajuda para lidar com patologia ou anormalidade.
Os psicólogos clínicos estão envolvidos na reabilitação de pessoas com reabilitação de pessoas com AVC, esquizofrenia e depressão, vícios, autismo, educação especial e outras afecções e patologias, mas lidam constantemente com problemas de identidade na adolescência, processos de luto e perda, problemas no trabalho, casais, preparação para a vida e para a morte, problemas de relacionamento e, acontecimentos normais e esperados, mas que afetam o bem estar das pessoas.
2.3- A história
A psicologia clínica é herdeira direta da psiquiatria. No século XVIII, as ideias psicológicas começaram a germinar a partir da psiquiatria, num primeiro momento sob influência do Romantismo, que ressaltava o valor da individualidade, ao implementar o culto do “eu”, imprimindo uma perspectiva subjetivista à área que tinha, até então, foco na compreensão dos “distúrbios nervosos”. Depois, o encontro da medicina com a filosofia, propiciou uma visão mais unitária e psicossomática do homem. Já em 1875, na Inglaterra, John H. Jackson formulou um esquema descritivo sobre o sistema nervoso, oferecendo bases para uma reflexão psicológica. Em 1793, Pinel, produziu uma revolução no tratamento dos loucos, ao libertá-los das correntes nas quais eram trancafiados, para possibilitar-lhes um “tratamento moral”. Esse novo modelo de Pinel representou um novo aprisionamento do louco, nas regras da razão ou nas normas e ele acabou por significar uma ênfase nos aspectos psicológicos e relacionais da loucura. Essas e outras variáveis contribuíram na importância da perspectiva psicológica no seio da psiquiatria, resultando, no final do século XIX, na consolidação da psicologia clínica.
...