A PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
Por: ediomarr • 6/5/2020 • Trabalho acadêmico • 309 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA – 2020.1 - ESTÁCIO
PROF. ME. RAMIZ CANDELORO PEDROSO DE MORAES
TRABALHO AV1
Objetivo do trabalho: Fazer um projeto de intervenção de pelo menos 6 meses em uma comunidade que escolherem ou criarem, pela perspectiva da Psicologia Comunitária.
Podem fazer individual ou de grupo até 5 pessoas.
Entregar via e-mail na data estipulada pelo professor – provavelmente na AV1 – ramizcpm@hotmail.com com o título – Projeto AV1 Psicologia Comunitária (noite ou manhã)
Passo a passo:
CAPA – CRIAR UM TÍTULO CRIATIVO
- Introdução e justificativa
Criar/encontrar um contexto de uma situação ou comunidade. Dar detalhes da situação daquele local – condições socioeconômicas, culturais, ambientais, de habitação, de acesso aos serviços públicos, de tamanho, de história etc. Falar também sobre as relações comunitárias e relações de poder.
- Objetivo
Criar um objetivo que contemple a ideia certral do trabalho. Direto, verbo no infinitivo.
- Metodologia
- A ONG – Criar uma ONG para poder intervir nestes contextos. Detalhar os seguintes aspectos: nome, história, qual o objetivo da ONG, em qual(is) segmento(s) esta trabalha (saúde, assistência social, educação, cultura etc), profissionais envolvidos (voluntários, contratados etc), de onde vêm os recursos financeiros da ONG, etc.
- Diagnóstico comunitário – detalhar o tempo, os profissionais e os instrumentos utilizados para se fazer um diagnóstico daquela comunidade. Obs.: No ítem 1 vocês já fizeram o diagnóstico comunitário, portanto não precisam reescrevê-lo.
- Intervenção comunitária
Propor uma intervenção comunitária. Detalhar tempo, métodos etc.
- Reflexão teórica
Trazer uma reflexão teórica sobre o que encontraram - utilizar as teorias da disciplina. Questões teóricas: dialética exclusão/inclusão social, sofrimento ético-político; fundamentos da Psicologia Comunitária (Psicologia Latinoamericana); Paulo Freire; Martín-Baró e o papel da Psicologia; Martín-Baró e poder, Foucault e poder. Aspectos contextuais possíveis a serem utilizados: Políticas sociais, desigualdade social.
- Referências
Nas normas da ABNT – tudo o que for citado.
...