A PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
Por: Elaine Neves • 28/6/2019 • Resenha • 621 Palavras (3 Páginas) • 128 Visualizações
TEXTO ABORDADO: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
TÓPICOS A SEREM ABORDADOS:
- Principais pontos de discussão estabelecido pelos autores;
- Sinalize os aspectos teóricos e metodológicos representado no artigo;
- Estabeleça pontos críticos (considerações) identificados pela dupla.
INTRODUÇÃO
Para iniciarmos nossa dissertação, apontaremos um trecho por "[...]Branco (1998) que propõe uma discussão acerca da formação de psicólogo mediante questionamentos sobre as demandas sociais que promovem novos modelos de atuação, que repercutem na pluralidade teórica da psicologia e na qualidade do ensino na graduação [...]" destaca-se a importância de averiguar de que maneira o estudante de psicologia se predispõe a encaixar-se no contexto social de uma comunidade, e como o mesmo desenvolver a capacidade de refletir sobre suas ações profissionais mediante a esse meio social.
Destaca-se também a forma como o psicólogo realiza as intervenções a fim de manter uma dinâmica estabelecida pelo indivíduo e seu grupo social.
É importante para o estudante de psicologia compreender que a sua interação com o grupo social de forma ampla e amigável facilita sua atuação quanto aquele grupo especifico ocasionando uma intervenção bem-sucedida, podendo direcionar estratégias e ações facilitadoras. A formação na área de psicologia social comunitária tende a priorizar as inter-relações de ensino, pesquisa e prática, por se considerar que esses pontos contribuem para a contextualização das demandas sociais.
RESUMO
"O surgimento da psicologia comunitária permitiu o desenvolvimento de práticas socias nas comunidades enfatizando a saúde coletiva, a noção de grupo, a delimitação das intervenções e a importância do diálogo e da atuação do psicólogo na condição de facilitador das práticas sociais (Freitas,1998; Góis,1994; Ussher,2006)."
Três são os fatores apontados nesse artigo quanto ao surgimento dessa área "Psicologia Social Comunitária": as repercussões da Segunda Guerra Mundial, que provocaram situações de crise nas relações sociais, os questionamentos referentes aos estudos teóricos da psicologia social e a reivindicação de uma ciência comprometida com as questões sociais. Ou seja, o surgimento da Psicologia Social Comunitária, vem para abordar questões de cunho social que envolve uma determinada comunidade, e que afeta exclusivamente os indivíduos nela inserido. As intervenções propostas pelos psicólogos nas determinadas comunidades dar-se através de estudos relacionado aquele meio, mediante a demanda apresentada. É esperado de um Psicólogo que se baseie pelos princípios éticos, morais e humanitários, afim de que ao iniciar um trabalho em determinada comunidade, considere seu histórico e a população ali habitada. Priorizar o trabalho em equipe nas comunidades deve ocorrer por meio do enfoque interdisciplinar e da colaboração mútua, esse é o princípio central da psicologia social comunitária (Campos,2007; Ussher,2008).
...