A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Por: Nayara Tavares • 30/6/2020 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
ATIVIDADES AVALIATIVAS
NOME: TURMA:
DATA:
Psicologia da Educação IV
Esta disciplina discute a educação escolarizada na perspectiva Sócio-Interacionista de Vygotsky - Pensamento e Linguagem, as relações entre Desenvolvimento e Aprendizagem e a teoria Psicogenética de Wallon na perspectiva da introdução a Psicopedagogia.
- Elenque elementos que permitam a caracterização da vertente Sócio-Interacionista do desenvolvimento e aprendizagem na compreensão e reflexão sobre sua futura prática profissional.
R: Segundo Vigotsky o desenvolvimento cognitivo das crianças é consideravelmente favorecido pelas interações sociais. Primeiro se dá o desenvolvimento cognitivo, no relacionamento com o outro, para depois ser internalizado individualmente. Esse processo significa que o desenvolvimento ocorre exteriormente para depois ocorrer efetivamente no interior do indivíduo. Sem a influência mútua não há desenvolvimento.
O sócio interacionista é o desenvolvimento que acontece do social para o individual, o ser humano só adquire cultura, linguagem e desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros.
Para a aprendizagem com o foco na interação o professor desenvolve atividades com o meio em que vive, com textos históricos, sociais e culturais, trazendo sempre o conhecimento real da criança como ponto de partida para o conhecimento potencial. O educador é o mediador incentivando o despertar a aprendizagem e a criatividade por meio de interação.
- Descreva a importância do desenvolvimento psicológico na educação.
R: Ela possibilita a criança a apreender, planejar e avaliar as suas ações, ao longo desse processo ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los.
A importância do desenvolvimento psicológico na educação, busca mostrar como, através da interação entre professor e aluno, entre alunos, possibilitando a aquisição do saber e da cultura acumulados.
O professor procura estruturar condições para a ocorrência de interações. De maneira geral essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como papel preponderante que nela tem o adulto.
É compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano, significa conhecer as características comuns de uma faixa etária.
Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Possibilitando o professor a adaptar e ajustar o seu ensino de acordo com o nível dos alunos com uma boa didática, com isso contribuindo com o seu desenvolvimento psicológico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
VYGOTSKY, L.S, LURIA, A. e LEONTIEV, A. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone: EDUSP, 2001.
VYGOTSKY, L.S, Psicologia da Arte. SP, Martins Fontes, 2001
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COLL, C.; PALACIOS, J. e MARCHESI, A. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação, vol. 2 e 3 Porto Alegre: Artmed, 2009
LA TAILLE, Yves de; KOHL, Marta O.; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. Porto Alegre (RS): Artes Médicas, 1998.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L.S. Obras Escogidas. Tomo 1. Espanha: editora Visor, 1991.
...