A PSICOLOGIA-DIURNO PORTFÓLIO
Por: Déborah Cardoso • 7/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.778 Palavras (12 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1]
DÉBORAH BATISTA CARDOSO
PROF.ª: MARIA BETHÂNIA
PSICOLOGIA-DIURNO
PORTFÓLIO
(TDE 4)
ARAXÁ-MG
2018
Sumário
UM MÉTODO PERIGOSO 3
RELAÇÃO COM A MATÉRIA 4
A TEORIA DE TUDO 6
RELAÇÃO COM A MATÉRIA 7
O MÁGICO DE OZ 8
RELAÇÃO COM A MATÉRIA 9
DIVERTIDAMENTE 10
RELAÇÃO COM A MATÉRIA 11
UM MÉTODO PERIGOSO
[pic 2]
[pic 3]
O filme retrata o início da relação entre Freud e Jung e também quando tal se desfez. Jung inicia seu tratamento com uma jovem chamada Sabine e conta com a ajuda de Freud, porém alguns anos mais tarde a relação dos dois se deturba devido ao fato de Jung iniciar uma relação amorosa com Sabine, a mesma se recusa de início ser tratada por Jung e tem uma certa aversão pelo mesmo, porém passado algum tempo o médico conquista a confiança de sua paciente e faz com que ela aceite ter conversas com ele todos os dias, assim começa o método já postulado por Freud (Psicanalise), sem saber do que se tratava Jung leva Sabine para dar uma volta em uma de suas sessões, o mesmo acaba deixando seu casaco cair no chão e ao pegá-lo começa a bater para que saia a sujeira, Sabine então começa a ter uma crise de histeria que era nada mais nada menos que usa excitação por seu médico, a mesma tinha crises todas as vezes que pensava em algo sexual, algum tempo depois, Jung e Sabine se entregam em um romance até em tão secreto para outros.
(Comentário retirado do site G1.com.br, autora: Neusa Barbosa)
Da mesma forma, tornam-se claros alguns dos principais conflitos entre o pensamento dos dois, desde o papel supremo defendido por Freud para a sexualidade como determinante do comportamento humano - que Jung contrapõe com uma procura também do transcendente, que o levará ao conceito do inconsciente coletivo.
Uma outra leitura indica ainda o quanto "Um Método Perigoso" sinaliza um preciso retrato de época. Numa Europa sacudida por vanguardas artísticas e que se acreditava muito civilizada quando, na realidade, caminhava para o massacre da 1ª Guerra Mundial, torna-se difícil subtrair a Freud o acerto na opinião de que nem tudo a racionalidade poderia resolver dentro da civilização.
RELAÇÃO COM A MATÉRIA
A relação do filme com as teorias da personalidade é o fato de contar os primórdios da teoria de Freud conhecida como Psicanálise e o início dos trabalhos de Jung nessa mesma área. Ambos tem divergências quando se trata do tema sexualidade, fato que propiciou o afastamento de ambos.
Observa-se uma das técnicas usadas e postuladas por Freud e que Jung mais tarde usou, que é o método de associação de palavras.
Freud acreditava que a sexualidade não era apenas a saciedade das zonas erógenas mas que o corpo era revertido pela libido.
A sexualidade para Jung vai além de gênero e identidade e oferece caminho para que a sexualidade seja vista em suas significações e não em estereótipos e padrões culturais.
A paciente adquiri um complexo de Édipo perante a figura de seu pai.
Sabine adquiri um comportamento masoquista assim como já prescrito na teoria de Freud, quando a mesma se sentia excitada com as palmadas que levará de seu pai na infância o que originaram suas histerias. Jung tenta explicar tal fenômeno como sendo relacionado ao Animus da paciente, que consistia na parte masculina da mulher em seu inconsciente e assim fazer com que a mesma projetasse em seus parceiros a figura de seu pai, os fazendo satisfazer seus desejos.
Contamos também no filme com a presença de Otto, um médico um tanto quanto peculiar, o mesmo incentiva e apoia Jung a entrar em uma relação com Sabine apesar de ela ser sua paciente, a questão da sexualidade para ele é apenas como um ato carnal.
A transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. Essa transferência é executada pelo nosso inconsciente. Segundo Freud, a transferência é fundamental para que ocorra o vínculo terapêutico. Para a teoria freudiana, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre paciente e terapeuta, ou seja, a repetição dos modelos infantis, tais como: figuras parentais ou seus substitutos serão transportados para o analista. Transferencial o analista irá receber do paciente seus sentimentos, emoções, desejos que estão ligados com as impressões dos primeiros vínculos afetivos para serem vivenciados no momento presente. Portanto, cabe ao terapeuta saber manusear a transferência. Para Freud, esta transferência também ocorre entre professor e aluno.
A TEORIA DE TUDO
[pic 4]
[pic 5]
O filme conta a história do famoso físico Stephen Hawking desde sua adolescência desajeitada e fora dos padrões até encontrar o seu primeiro amor e também autora do livro que serviu de inspiração pro filme Jane Wild Hawking.
Em 1963, aluno de cosmologia universidade de Cambridge Stephen tenta desvendar os mistérios do universo e encontrar explicações para o mesmo. Seu próprio mundo se abre, quando ele se apaixona profundamente por Jane, sua até então colega de universidade. Porém, aos 21 anos de idade, esse jovem ativo e saudável recebe um diagnóstico estarrecedor: uma doença neuronal motora vai acometer seus membros, causando limitações de fala e movimentos, acabando por tirar-lhe a vida, em dois anos.
O amor de Jane, seu apoio e determinação são inabaláveis, e os dois se casam. Com a nova esposa lutando ao seu lado, Stephen se recusa a aceitar seu diagnóstico. Jane o incentiva a concluir seu doutorado que inclui sua teoria inicial da criação do universo. Eles passam a ter uma família e com seu recém-adquirido e tão celebrado doutorado, Stephen embarca em seu trabalho científico mais ambicioso, o estudo daquilo que agora lhe é tão precioso e tão escasso: o tempo. À medida que seu corpo passa a enfrentar mais limitações, sua mente continua a pesquisar os limites da física teórica. Juntos, ele e Jane desafiam as terríveis probabilidades, desbravando novos caminhos na medicina e ciência, e realizando mais do que eles jamais poderiam sonhar.
...