A PSICOLOGIA SOCIAL
Por: SilvanaCSilva • 9/9/2022 • Abstract • 496 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
1-Com relação à psicologia social, podemos afirmar que:
Valor- 1,0
(A) a psicologia social latino-americana surge como questionamento em relação à psicologia norte-americana e ao positivismo.
(B) é um campo homogêneo em que diversas teorias dialogam e partem de uma base epistemológica comum.
(C) constitui-se como campo que opera com diferentes categorias para estabelecer relações de causa e efeito entre os fenômenos.
(D) estabelece-se a partir da discussão psicanalítica sobre os processos inconscientes.
(E) no Brasil, é um movimento com poucos representantes.
2- A afirmação “toda Psicologia é social” significa:
Valor – 1,0
(A) reduzir as diferentes áreas da Psicologia à psicologia social.
(B) reconhecer a especificidade da psicologia social como campo relacionado com a sociologia.
(C) a inserção da pesquisa ação como método da Psicologia.
(D) criticar as concepções plurideterminadas dos fenômenos humanos.
(E) reconhecer a natureza histórica e social dos fenômenos humanos.
3- Quase todos os dias assistimos estarrecidos notícias veiculadas pelos meios de comunicação de massa que denunciam um viés totalitário e conservador na condução das políticas públicas que depõem contra os princípios de um regime democrático. Tal visão abarca discursos e práticas, tanto no Brasil como no mundo com um todo, tais como: repúdio a imigrantes e refugiados, desprezo pela democracia e pela liberdade de expressão e formas de viver que não sejam enquadradas como “normais”, política de austeridade que impõe sacrifícios à sociedade para além do que é possível suportar, banalização da violência contra grupos desvalidos socialmente, como sem tetos e moradores de comunidades pobres, pessoas em situação de rua, entre outros. ( Borges, 2020).
Qual é a crítica que a Psicologia Social deve fazer em relação à essas práticas excludentes? Valor 1,0
A Psicologia Social de forma educacional, deve atuar no comportamento social, sendo levando a orientação e aplicada através de um viés individual, ou de uma maneira mais ampla, mas sempre focado no indivíduo, e dessa forma o comportamento individual ou em grupo, compreender as ligações existentes entre uma pessoa e o grupo onde ela pertence.
4- A psicologia social apresenta como visão de homem um ser histórico social, agente de mudanças em constante movimento, constituído e constituinte da cultura em que está inserido com ênfase na transformação e no compromisso social (Lane, 2004).
Bock (1999) refere-se à ciência psicológica como promotora de transformações e de uma atuação comprometida com a realidade onde atua. Desta forma, seus conceitos não deveriam fomentar as desigualdades vigentes e dicotomias presentes, mas sim a intervenção crítica sobre estes. Portanto, enquanto ciência e profissão, a psicologia deveria atender as necessidades e as demandas da população brasileira.
Com base no texto acima aponte, no seu entendimento, sobre como deve ser a atuação do psicólogo (a) no contexto social?
...