A PSICOPAATOLOGIA NA PSICOLOGIA
Por: Cacau Sales • 6/12/2020 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 118 Visualizações
PSICODIAGNÓSTICO (Supervisão) – 2020
Nome: Claudia Sales Ferreira RA: C6090A-2
Referência: TAVARES,M. Entrevista clínica in Cunha, J.A, [et al] Psicodiagnóstico V. 5. ed. ver., e ampl. Porto Alegre: Artmed, 2007.
A entrevista clínica pode ser caracterizada como um conjunto de técnicas de investigações, sendo delimitada por um tempo e dirigida por um entrevistador que utiliza técnicas de conhecimentos psicológicos. Existem diferentes tipos de entrevistas aplicadas a várias finalidades, nos diversos contextos em que pode atuar o psicólogo.
As entrevistas são classificadas a partir de dois eixos: Segundo o aspecto formal enquanto estrutura e segundo o objetivo. No que diz respeito ao aspecto estrutural das entrevistas, podem der dividas em estruturadas, semi-estruturadas e de livre associação. As entrevistas estruturadas são comumente utilizadas com finalidades de realizar pesquisas, é mais objetiva e as perguntas realizadas são fechadas e as respostas específicas. Já na entrevista semi-estruturada as perguntas são fechadas e abertas, o psicólogo tem clareza de seus objetivos e a partir dessas perguntas procura atingi-los, é bastante utilizada nos settings da saúde e pública, na psicologia hospitalar, clínicas sociais, etc. As entrevistas de livre estruturação são frequentemente utilizadas na psicologia clínica, com o objetivo de conhecer o sujeito em sua profundidade, visando em compreender a situação que o levou para realização da busca pelo trabalho psicológico.
A finalidade maior de uma entrevista é sempre a de descrever e avaliar para oferecer alguma forma de retorno. As entrevistas que são diferenciadas de acordo com suas finalidades, como a de triagem, de anamnese, diagnósticas, sistêmicas e de devolução. A de Triagem é realizada para avaliar a demanda do sujeito e fazer o encaminhamento; a anamnese tem por objetivo fazer o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa; a entrevista diagnostica prioriza aspectos sindrômicos ou psicodinâmicos; a sistêmica a fim de avaliar casais e famílias; e a entrevista de devolução que se baseia nos resultados obtidos durante o processo, conclusões e recomendações.
O psicólogo deve estar inteiramente disponível para o outro no momento, desenvolver um bom rapport, dominar as técnicas que utilizar, identificar os mecanismos defesas em especial relacionadas à transferência, ser empático, bem como cuidar de suas ansiedades pessoais para que a mesma não afete no contato com o outro, portanto o entrevistador deve estar sempre preparado e é de sua responsabilidade reconhecer a necessidade treinamento especializado, atualizações constantes e até mesmo a supervisão dos casos.
...