TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2
  1. QUAL A RELAÇÃO ENTRE: O MITO DO AMOR MATERNO, A MULHER QUE DESEJA ENTREGAR O FILHO PARA ADOÇÃO E AS RAZÕES MAIS COMUNS PARA A ENTREGA?

R- QUE O AMOR DA MÃE PELO FILHO NÃO É AUTOMÁTICO E SIM CONSTRUIDO DURANTE A GESTAÇÃO. É NA GESTAÇÃO QUE SURGE O DESEJO DA MULHER DE NÃO QUERER MATERNAR, LEVANDO A ENTREGAR A CRIANÇA PARA ADOÇÃO. JÁ AS RAZÕES MAIS COMUNS SÃO: FINANCEIRAS, FALTA DE APOIO DA FAMILIA E O DESCONHECIMENTO OU A AUSÊNCIA DA PATERNIDADE.

  1. QUAL A RELAÇÃO ENTRE O PSICÓLOGO ASSISTENTE TÉCNICO E O ADVOGADO?

R- O RELACIONAMENTO DAR-SE A REPRESENTAÇÃO LEGAL DAS PARTES COM A FINALIDADE DE PRESTAR CONSULTORIA E PODER FAZER INTERPRETAÇÕES E SUGESTÕES A SEUS CLIENTES. FAZENDO COM QUE O ADVOGADO TENHA A SUA DEFESA PAUTADA EM UM PARECER TÉCNICO COM A ELABORAÇÃO DO LAUDO CONFRONTADO COM O RELATÓRIO DO PERITO.

  1. DISCORRA SOBRE A NOÇÃO DE FAMILIA E AS TRANSFORMAÇÕES QUE ELA SOFREU NA HISTÓRIA.

R- UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, FAMILIA PATRIARCAL ONDE A FUNÇÃO DO PAI ERA DIRETAMENTE ASSOCIADA A UMA HIERARQUIA. ONDE A MULHER E OS FILHOS SERVIAM AO PODER ARBITRÁRIO DO PAI. CONTRÁRIO A CONCEPÇÃO QUE HOJE TEMOS DA FAMÍLIA, A FAMÍLIA TRADICONAL SEGUNDO O CÓDIGO CIVIL É UMA FAMÍLIA NUCLEAR. NÃO PODERIAMOS PENSAR, UMA FAMÍLIA QUE NÃO FOSSE COMPOSTA PELO PAI, MÃE E FILHOS! OU SEJA, NÃO SER CONSTITUIDA PELO CASAMENTO. AO LONGO DOS TEMPOS DEPOIS DE DUAS GRANDES GUERRAS, EM TODA PARTE DO MUNDO, MULHERES ASSUMEM POSTOS DE COMANDO. NO LUAR DOS HOMENS. A EMANCIPAÇÃO FEMININA, A INVEÇÃO DE MEIOS ANTICONCEPCIONAIS MAIS SEGUROS, AS MULHERES TORNAM-SE MAIS INDEPENDENTES E ENCARAM COM MAIS FACILIDADE A SEPARAÇÃO DO CASAMENTO.

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 DÁ CONTA DESSAS MUDANÇAS, QUANDO DESENHA NOS ARTIGOS 226 E SEGUINTES A NOVA FAMÍLIA QUE ESTÁ SOB A PROTEÇÃO DA LEI. A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA PODE SER BIPARENTAL, CONSTITUÍDA POR CASAMENTO OU UNIÃO ESTÁVEL, PARA MUITOS, HETEROSSEXUAL OU HOMOSSEXUAL, UMA VEZ QUE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, EM  2011, RECONHECEU A UNIÃO ESTÁVEL HOMOSSEXUAL.  POR RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, OS CARTÓRIOS DO BRASIL NÃO PODEM MAIS RECUSAR A CELEBRAÇLÃO DE CASAMENTOS CIVIS ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO. FINALMENTE, A CONSTITUIÇÃO RECONHECE TAMBÉM A FAMÍLIA MONOPARENTAL, AQUELA CONSTITUÍDA POR UM DOS PAIS E SEU(S) FILHO(S).  COM ISSO, A LEI BRASILEIRA PERMITE A CONSTITUIÇÃO E RECONSTITUIÇÃO LIVRE DA FAMÍLIA, NÃO MAIS OBRIGADA A SEGUIR UM ÚNICO MODELO PREVISTO EM LEI.

 

  1. DISCORRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RESILIÊNCIA PSICÓLOGICA.

R- CONCEITO PSICOLÓGICO QUE FOI EMPRESTADO DA FISICA, DEFINIDO COMO A CAPACIDADE QUE A PESSOA TEM DE LIDAR COM PROBLEMAS E SUPERAR OBSTÁCULOS OU ATÉ MESMO DE RESISTIR A PRESSÃO DE SITUAÇÕES ADVERSAS, TAIS COMO, CHOQUES, ESTRESSES ETC. SEM ENTRAR EM SURTO PSICOLÓGICO.

  1. QUAL A NOVIDADE QUE A PSICANÁLISE TROUXE PARA A CONCEPÇÃO DE PSIQUISMO?

R-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com