A Psicologia
Por: Mikaelle Barbosa • 15/6/2021 • Trabalho acadêmico • 289 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
Tipos de liderança
De acordo com Arruda; Chrisóstomo e Rios, autores como Galbraith e Lawler (1995) e Pinchot (1996) pontuam como a atuação dos líderes nas estruturas organizacionais eram de caráter conservador e retrógrado, uma vez que a função do líder se resumia em apenas pensar e decidir sobre a organização enquanto o trabalhador fornecia a força de trabalho necessária para dar seguimento às tarefas demandadas, imprimindo, assim, um caráter conservador da realidade e que, apesar de confiável, se fazia previsível. Um acordo de obediência e diligência era seguido em troca de segurança. Pinchot acredita que com a mentalidade dos líderes do passado, eles não estariam aptos a liderar as organizações atuais, já que as ideias eram limitantes.
Os autores pontuam que, de acordo com Drucker (1999), as organizações atuais pedem por mais flexibilidade e criatividade, o que faz com que o líder atue como alguém que libera e incentiva o potencial das pessoas.
Os líderes estratégicos diferem dos gerenciais e dos visionários, uma vez que os estratégicos se arriscam para realizar seus sonhos, sendo, assim, uma combinação do líder gerencial, que continua em movimento mesmo quando está sonhando, e do visionário, que apenas sonha. Já os líderes gerenciais, vão buscar a estabilidade financeira da organização, enquanto os visionários trabalham a viabilidade em longo prazo. Rowe (2002) diz que um líder que possui as qualidades de um visionário e de um gerencial agregará o máximo de criação de valor para a organização em que trabalha.
Um líder estratégico comete erros e pode vir a ser repreendido, mas as pessoas que trabalham um líder como esse apresenta mais energia e produtividade, uma vez que têm mais prazer no trabalho e se dispõem a correr riscos, visando a viabilidade em longo prazo.
...