A Psicologia Ciência e Profissão
Por: Elis Florinda Silva • 8/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.832 Palavras (8 Páginas) • 240 Visualizações
- Explique porque não podemos comparar a ciência psicológica com a chamada psicologia do senso comum?
Todo o conhecimento que vamos adquirindo nessa vida, são frutos de aprendizagens, que é passado de geração para geração. Assim, aprendemos uma série de informações na infância, como por exemplo, atravessar a rua, ligar a televisão, não falar de boca cheia, lavar as mãos de forma correta e etc. O senso comum, é todo o conhecimento que vamos acumulando no nosso dia-a-dia e que determina uma visão-de-mundo.
É um conhecimento intuitivo, espontâneo, construído muitas vezes de tentativas e erros com finalidade de simplificar e facilitar o dia-a-dia com as suas teorias. A psicologia do senso comum não está buscando comprovações.
A ciência psicológica, preocupa-se com fundamentos, comprovações, métodos. A ciência, afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação e permitindo a construção do conhecimento científico sobre o real. A ciência procura compreender, esclarecer, e alterar o cotidiano, a partir dos seus métodos experimentais, que comprovam aquilo que está sendo sentido. A ciência tem como característica ser objetiva.
- Que áreas de conhecimento podem ser consideradas como formas de descobrir e interpretar a realidade?
Ciência, filosofia, arte, senso comum, religião, são áreas do conhecimento humano.
- Explique por que a psicologia é considerada uma ciência fora dos padrões das ciências naturais:
A psicologia não está dentro dos padrões das ciências naturais, primeiramente porque ela estuda a subjetividade, portanto, não tem como manter-se num padrão totalmente objetivo. Ela vai ter vários objetos de estudos, diversas abordagens, métodos e técnicas. Dependendo de cada abordagem, os métodos e técnicas podem ser diferentes.
- Como se aplica a diversidade de objetos de estudo na psicologia?
Uma pessoa não é igual a outra, da mesma forma que uma mente não age da mesma forma em relação a realidade. A Psicologia é uma ciência nova.
Cada abordagem tem um tipo de interesse específico. Por exemplo, o psicólogo comportamentalista dirá que o objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano. O psicólogo psicanalista, dirá que o objeto de estudo da Psicologia é o inconsciente. Outros poderão ainda dizer que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade, ou seja, temos uma diversidade de objetos de estudos na psicologia.
- Como se dá a origem da psicologia cientifica?
|
- Explique o funcionalismo, o associacionismo e o estruturalismo:
Funcionalismo: Para a escola funcionalista de W. James, importa responder “o que fazem os homens” e “por que o fazem”. Para encontrar essas respostas ele elege a consciência como o centro de suas preocupações de busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que a usa para adaptar-se ao meio.
O Estruturalismo: preocupa-se com a compreensão do mesmo fenômeno que o Funcionalismo: a consciência. Contudo, seu estudo é feito com base em seu aspectos estruturais, ou seja, os estados elementares da consciência como sistema nervoso central. O introspeccionismo e os conhecimentos psicológicos produzidos a partir do laboratório são os métodos de observação que foram utilizados por Wundt e Titchener.
...