A Psicologia, Ciência e Profissão
Por: Biancap.matos • 4/10/2022 • Trabalho acadêmico • 836 Palavras (4 Páginas) • 77 Visualizações
Psicologia - 1 ° semestre
Nome: Bianca Peixoto Matos
Psicologia Ciência e Profissão
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
R: O cotidiano engloba as vivências de cada indivíduo, em que as experiências acontecem e servem de insumo para estudos, por meio dos olhos da ciência, sendo a observação. Como um dos meios de conhecimento científico se dão por base experimental, temos por exemplo o aquecimento global, que é resultante de ações do cotidiano do ser humano, a poluição, as queimadas e atos que devastam o meio ambiente.
2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
R: É o conhecimento adquirido no dia a dia, por meio das experiências e vivências. Contudo, na psicologia há uma atenção redobrada a tal conhecimento, visto que facilmente por ser usado na ausência de conhecimento técnico/científico. Como exemplo do sendo comum, se pode citar a frase utilizada para se consolar alguém, “Há solução para tudo, menos para a morte”, no sentido de que tudo pode ser resolvido e que tudo passa, uma fala otimista com a finalidade de tranquilizar alguém. Também se diz que ameixa e mamão ajudam a regular o intestino, porém goiaba prende.
3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
R: É a forma como se vê o mundo, dentro das singularidades do ser, em que há um ajuste dos conhecimentos limitados do indivíduo, agregando suas vivências e características próprias, em que o levam a creditar na maneira em que ele entende e enxerga as coisas. Obs.: Tal como o exemplo do canetão vermelho, abordado em sala.
4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
R: Chamar a pessoa de neurótica, histérica, complexada. Falar que alguém está usando “psicologia reversa” com alguém ou por conversar com um amigo, se intitular como psicólogo.
5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
- Filosofia – focada na origem e no significado da existência humana.
- Ciência – é um conjunto de fatos da realidade, sendo um conhecimento especializado.
- Arte – expressão do conhecimento que traduz a emoção e a sensibilidade.
- Religião – interesse pela origem do homem de acordo com as doutrinas e princípios morais
- Senso comum – conhecimento do cotidiano.
6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
R: Ele possui um objeto de estudo, técnicas, contém pesquisas cumulativas e métodos de estudo e investigação. Tudo isso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa, esse conjunto de características é o que permite que denominemos científico a um conjunto de conhecimentos.
7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
R: O senso comum deriva do conhecimento do cotidiano, adquirido por meio da cultura, tradições e fatores não técnicos. O conhecimento científico surge de estudos, investigações e pesquisas aprofundadas. Sistematização.
8. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?
R: O comportamento humano, o inconsciente, a consciência humana e a personalidade.
9. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?
R: Um dos motivos é o fato de ser uma ciência nova, em que a Psicologia deu início no final do século XIX, sendo assim, ela não teve tempo ainda de apresentar teorias acabadas e definitivas, que permitam determinar com maior precisão seu objeto de estudo. Outro fator é o pesquisador confundir-se com o objeto a ser pesquisado, uma vez que, o objeto de estudo da Psicologia é o homem, e neste caso o pesquisador está inserido na categoria a ser estudada.
...