A Psicologia Como Ciência
Por: 11.0225.2014 • 8/5/2018 • Artigo • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 188 Visualizações
Psicologia Como Ciência
Psicologia do Senso Comum caracteriza-se por aceitar um determinado fenómeno se considerar os seus pormenores, isto significa a origem da causa.
Desde 1879 que foi aberto o laboratório de Psicologia, esta passou a ter:
- Objecto de estudo
- Objectivos
- Métodos
- Linguagem própria
- Princípios
A partir dessa data os conhecimentos passaram a ser sistematizados, e a Psicologia é definida como sendo Ciência do comportamento e da actividade metal (Book, 199).
Objecto da Psicologia é elemento sobre o qual o sujeito realiza acção, e actua sobre o ser humano, por isso o objecto da psicologia é o ser humano em todas as suas manifestações quer individual o socialmente.
Objectivo da Psicologia – é de maximizar ou elevar o potenciar humano em todas as esferas da vida mediante o diagnostico, tratamento e modificação de comportamento humano, isto é conhecer, modificar, se possível prever o comportamento.
Linguagem Própria – O conjunto de termos passam a ter significado específico em Psicologia, criam-se novas realidades de processos e fenómenos.
Métodos da Psicologia – Em psicologia são usados diversos métodos e técnicas. Sendo métodos o conjunto de procedimentos utilizados na investigação e as Técnicas aos processos práticos usados em cada método.
A escolha de um método depende dos objectivos que se tenham em vista atingir, os recursos e o tempo disponível.
Segundo o verbete Psicologia da Enciclopédia Britânica (Mirador, 1976) distingue 4 tipos de metodologias ao desenvolvimento do conhecimento em psicologia que são:
- Método Clínico
- Método Comparativo
- Método Etológico
- Método Estatístico
Técnicas em Psicologia:
- Técnica Psicométrica;
- Técnica Psicoterapia
Assim, pode se distinguir os seguintes métodos de Psicologia: Introspecção, Extrospecção, Experimentação, Clínico, Psicanálise, observação naturalista, observação participante, testes
1.Desenvolvimento do Psiquismo e da Consciência Humana
1.1 O Homem como Unidade Bio-psico-sociocultural
1.1.1 O Homem como Unidade – Pode tudo existir na natureza, na sociedade ou no psiquismo (Lei da coordenação universal do processo, objectos e fenómenos), todos estão interligados uma e de outra maneia. O homem age como um sistema, como um todo organizado.
1.1.2 Fundamentos do Homem - O homem existe ao mesmo tempo como ser natural em virtude da sua natureza biológica, por um lado e por outra em virtude da relação que tem com os objectos, processo, e fenómeno da natureza. Partilha uma herança genética que define como ser humano.
Todos os nossos micro-sistema são biológicos. Sema compreensão do nosso património genético, do funcionamento celular não é possível estudar os mecanismos que presidem ao pensamento. O avanço da biologia e da genética tem contribuído para uma maior e melhor compreensão do organismo esclarecendo as interdependências do seu funcionamento com o nosso psiquismo. A Estrutura biológica do nosso comportamento explica e justifica as relações interdisciplinar entre a fisiologia e a psicologia
1.1.3 Homem como Psíquico - O psiquismo pode existir na base da natureza cientificamente. A natureza no seu aspecto biológico materializada ou concretizada no sistema nervoso. A evolução do sistema nervoso atingindo o seu ponto mais alto na espécie humana é o que constitui o Psiquismo, a luz dos conhecimentos científicos actuais que constitui o psiquismo em virtude de que os animais inferiores ao homem não têm o desenvolvimento do seu sistema nervoso, suficiente para produzir a consciência, inteligência, processos afectivos, emoção, a memória etc. Como o estádio ou estágio em que se encontra o psiquismo humano.
Entende se por Psiquismo – A reflexão subjectiva da realidade objectiva, é o resultado do funcionamento do sistema, nervoso em termos subjectivos
1.1.4 O homem como Sócio e Cultural – Na nossa estrutura cerebral permite-nos desenvolver a linguagem e interpretar os estímulos provenientes do meio. Mas não basta esta herança genética para tornarmos humanos. Mas sim, a capacidade de o ser humano se adaptar ao meio e de transmitir as gerações seguintes as suas conquista, é na sua capacidade de aprender que reside a linha que distingue o ser humano do animal. Por isso o homem está directamente ligado quer, em aspecto biológico, como psíquico. Portanto, a condição humana fundamental é a capacidade de produzir cultura e ao mesmo tempo a capacidade de viver na sociedade
...