A Psicologia Comunitária
Por: Guilherme Dantas • 10/8/2021 • Resenha • 489 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
Psicologia Institucional e Comunitária I - IPUFU
Professor: Caio César Souza Camargo Próchno
Nome: Guilherme Dantas Ferreira
Atividade 1: Análise do vídeo “Aula Psicologia Institucional Bleger” de Pâmela Pitágoras (Link: https://www.youtube.com/watch?v=ScHb0evpGrs)
O vídeo em questão atinge a sua proposta conforme indicada no título do vídeo, que corresponde a uma aula introdutória sobre a teoria de Bleger. No primeiro momento, a professora menciona aspectos principais da Psicologia Institucional. Com isso, ela enfatiza a caracterização da Psicologia Institucional feita por um dos seus antecedentes fundamentais, o Enrique Pichon Rivière, que é um enquadramento para a ‘tarefa’.
Para o Bleger, segundo o vídeo, a psicoterapia deveria seguir no enfoque de psico-higiene, no qual é um nome de um dos livros do autor, na ideia de sair do modelo terapêutico individualizado para um modelo de prevenção focado na psico-higiene, ampliando para o social. Assim, o vídeo continua pontuando que, para Bleger, o objeto de estudo e de intervenção é a instituição como um todo.A estrutura física, a administração, a comunidade e a sociedade estão inseridos dentro da instituição. É importante considerar todas essas características, isto é, as instituições não estão isoladas, ao se fazer um diagnóstico e planejar um método de intervenção e intervir.
No caso específico do Bleger, de acordo com a professora do vídeo, tem-se a junção da Psicanálise mais a Psicologia Social, no qual as análises das instituições são feitas através das fantasias inconscientes, as resistências ao terapeuta e as demandas intrínsecas e extrínsecas. O interessante comentário em relação que apesar que a instituição tem uma estrutura física, na maioria das vezes, mas temos instituições que não tem necessariamente uma estrutura física, que é a família, a religião e etnia, etc.
Em outro momento, bastante explicativo, a professora comenta sobre o foco da Psicologia Institucional segundo Bleger, que é o campo “Psicossocial: Individual”, sendo este atingido através dos Grupos, Institucional e Comunitário, respectivamente. Assim, para o autor, o plano principal para atingir os indivíduos e a instituição é os Grupos, pois através dele, pode atingir ambos pólos. Assim, ela comenta sobre tarefa, isto é, objetivo e como ele deve ser empreendido e compreendido em função da unidade e totalidade da instituição. O vídeo continua e chega a um ponto interessante apresentado pela professora que é a diferença entre a Psicologia Institucional e o trabalho do psicólogo em uma instituição. Não é porque você está inserido em uma instituição que você vai trabalhar com a teoria e o modo operante da Psicologia Institucional.
Por fim, ela introduz como um psicólogo que trabalha com a teoria de Bleger deve pensar, no geral, que as instituições são dinâmicas, possuem várias relações de poder, pensar no enquadre da tarefa, sempre no objetivo. É importante entender que a Instituição é um campo da Psicologia Social, tanto teórico quanto prático. Logo, acredito que o vídeo é bastante elucidativo no que ele propõe, de modo que a professora consegue passar pelos pontos importantes da Psicologia Institucional e ainda dar exemplos simples e claros.
...