A Psicologia Da Educação
Por: anarosaklinke • 18/9/2018 • Trabalho acadêmico • 588 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ANA ROSA KLINKE
PORTFÓLIO
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Biologia
Psicologia Da Educação
RIO CLARO
2018
[pic 3][pic 4]
ATIVIDADE
Com base nos estudos da teoria de Jean Piaget contida na Unidade 4 e no artigo citado anteriormente, elabore uma síntese dessa teoria, abordando os conceitos da mesma (como acomodação, assimilação, equilibração, entre outros) e os estágios formulados pelo autor e suas respectivas características. Ainda, descreva como esta teoria poderá auxiliar a sua prática pedagógica futuramente. A estrutura do texto deverá conter: uma breve introdução, ressaltando o objetivo do trabalho, desenvolvimento (conceitos e estágios), e conclusão, tentando responder em que sentido o trabalho auxiliou em sua formação.
Neste trabalho será feito um breve estudo sobre a teoria de Piaget e também algumas análises sobre as suas contribuições para a Educação Infantil
A construção do conhecimento, segundo Piaget, ocorre quando ao receber um estímulo, as ações físicas ou mentais provoca um desequilíbrio e resultam em assimilação ou acomodação e assim, em construção de esquemas ou conhecimento.
- Esquema: São estruturas mentais que organizam as informações, como ficheiros ou arquivos.
- Assimilação: Ocorre quando um indivíduo utiliza de esquemas já criados para classificar e estruturar um evento novo, ou seja, pela reorganização das informações já adquiridas é assimilado um novo conhecimento.
- Acomodação: É quando ao receber um novo estímulo, o indivíduo modifique um esquema que já possui ou crie um novo. Ou seja, ele aprende modificando uma informação recebida anteriormente ou criando uma nova. Por isso, a acomodação não é determinada pelo estímulo e sim pela atividade do indivíduo sobre o novo conhecimento. O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação.
- Equilibração: É o ponto de equilíbrio entre assimilação e acomodação. Pois um indivíduo não pode apenas assimilar pois ficaria com poucos esquemas para formar novos conhecimentos e também não pode apenas acomodar pois ficaria com muitas estruturas mentais esparsas e seria difícil a memorização.
Piaget, quando formula sua teoria sobre o desenvolvimento, descreve 4 fases de uma criança:
- Sensório-motor (0 – 2 anos): É marcado pela construção das noções de objeto, espaço, causalidade e tempo.
- Pré-operatório ( 2 – 7,8 anos): Conhecido como o estágio da Inteligência Simbólica, a criança começa a substituir objetos reais por símbolos (é fase dos "por quês").
- Operatório-concreto ( 8 – 11 anos): A criança começa a abstrair dados da realidade.
- Operatório-formal (8 – 14 anos): A criança agora consegue uma abstração total da realidade, sendo capaz de pensar logicamente, formular hipóteses e buscar soluções, sem depender mais só da observação da realidade.
Portanto, um professor deve estar sempre atento para que as crianças desenvolvam todas as fases da construção do conhecimento, pois, quando uma criança é estimulada ao desenvolvimento precoce, um desequilíbrio irá se instalar, causando uma hiperestimulação de algumas áreas e um déficit em outras. Como por exemplo crianças que são estimuladas somente com jogos eletrônicos podem ter sua área cognitiva desenvolvida precocemente e sua área motora prejudicada.
...