A Psicologia Experimental
Por: Renata Cruz • 27/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.320 Palavras (6 Páginas) • 344 Visualizações
Questões de estudo
- Qual seria a definição de controle de estímulos?
Se refere à influência dos estímulos antecedentes sobre o comportamento, ou seja, qual o efeito que o contexto tem sobre ele.
- O que é estímulo discriminativo?
Aqueles que, ao serem apresentados antes do comportamento controlam a sua ocorrência.
- Descreva o que é a tríplice contingência ou contingência de três termos?
Uma análise funcional implica em encaixarmos dentro desse esquema: em que circunstâncias o comportamento ocorre e quais as consequências mantenedoras.
- Qual a diferença entre Sd e SΔ?
Estímulo Discriminativo (Sd): Estímulo que sinaliza que uma determinada resposta será reforçada. Ex: ligar a TV às 12h00 e aguardar o noticiário.
Estímulo Delta (SΔ): estímulos que sinalizam que a resposta não será reforçada ou está em extinção.Ex: ligar a TV fora do horário do noticiário.
- Qual a relação entre treino discriminativo e controle de estímulos?
Há controle discriminativo quando dado comportamento tem alta probabilidade de ocorrer na presença de Sd e baixa probabilidade de ocorrer na presença de SΔ. Desde cedo passamos por treino discriminativo para identificar situações/ contextos cujo nosso comportamento será reforçado/ punido. Importante frisar que o estímulo discriminativo não irá eliciar uma resposta – somente interfere em sua probabilidade de ocorrência. Ele é um operante.
- Quando ocorre a generalização de estímulos operante?
Há generalização quando alteramos a probabilidade de ocorrência de um comportamento diante de um estímulo com propriedades semelhantes ao Sd que desencadeou as respostas no passado. Quando mais parecido fisicamente for o estímulo ao Sd, maior a probabilidade. A generalização permite que respostas sejam aprendidas de forma mais rápida do que o processo de modelagem. Contudo, nem sempre haverá reforço diante de outros estímulos – isto auxiliará na discriminação de estímulos.
- O que são classes de estímulos? Cite e explique suas duas categorias.
São conjuntos de estímulos que, por se assemelharem em alguma característica, servem de ocasião para a mesma resposta.
- Classes de estímulos por similaridade física: propiciam generalização a partir de suas propriedades físicas. Ex: bola (redonda).
- Classes funcionais: Geram a mesma resposta por apresentarem mesma função ou utilidade. Ex: frutas.
- O que é o comportamento de atentar para a AC?
Outras concepções psicológicas, onde a atenção é tida como filtro que seleciona estímulos. Estímulos que sinalizaram conseqüências importantes no passado têm maior probabilidade de controlar nosso comportamento no presente. Ex: Prestar mais atenção ao trânsito após ter perdido controle do carro em acidente
- O que é o comportamento de abstrair para a AC?
É emitir um comportamento sob controle de uma propriedade do estímulo, que é comum a outros estímulos, e ignorar as outras propriedades. Há a discriminação entre as propriedades que são relevantes e as propriedades irrelevantes.
- O que é reforço negativo? Diferencie de reforço positivo.
Aumentam a freqüência do comportamento que os retiram enquanto o positivo é uma conseqüência.
- O que é punição? Diferencie punição positiva de punição negativa.
Tipo de conseqüência do comportamento que torna sua ocorrência menos provável. Uma relação de contingência entre o comportamento e a conseqüência, onde o efeito da contingência é a redução da probabilidade de sua ocorrência no futuro. Punição positiva: contingência em que um comportamento produz a apresentação de um estímulo que reduz sua probabilidade de ocorrência futura. Punição negativa: a conseqüência de um comportamento é a retirada de reforçadores (de outros comportamentos).
- Defina comportamento de fuga e de esquiva.
Fuga: quando o estímulo está presente no ambiente e este comportamento retira-o do ambiente.
Esquiva: Evita ou atrasa o contato com o estímulo aversivo.
- Diferencie punição negativa de extinção.
Extinção – com a supressão do reforço o comportamento extingue. Frequência de R diminui gradativamente.
Punição negativa – comportamento passa a ter nova consequência – perda de reforçadores. Suprime rapidamente R
- Quais os possíveis efeitos colaterais do controle aversivo.
Eliciação de R emocionais: tremores, choro, palpitações. Suspensão de outros comportamentos além do punido, Emissão de respostas incompatíveis ao comportamento punido, Contracontrole: organismo controlado emite nova resposta que impede o controle do seu comportamento.
- Por que a punição é tão utilizada?
Imediaticidade da consequência; Eficácia não dependente de privação;Facilidade no arranjo das contingências.
- Quais as alternativas ao uso do controle aversivo?
Reforço positivo no lugar de reforço negativo; Extinção ao invés de punição; Reforçamento diferencial; Aumento da densidade de reforços para outras alternativas (reforçar mais alguns comportamentos e não utilizar extinção).
- Qual a diferença entre um esquema de reforçamento contínuo e um esquema de reforçamento intermitente?
No reforço contínuo toda resposta é seguida de reforço.
Ex: controle remoto com pilha nova. Namorado novo
No reforço intermitente: Algumas respostas são reforçadas outras não.
Ex: martelada, zapear TV...
- Quais os esquemas de reforço intermitente? Descreva cada um deles.
Razão fixa: Número de respostas para apresentação do reforço é sempre o mesmo.
Razão variável: Número de respostas entre cada reforçador varia. Uma razão variável em VR10 quer dizer que, em média, a cada dez respostas, uma é reforçada.
Intervalo fixo: O requisito para que uma resposta seja reforçada é o tempo decorrido desde o último reforçamento, que é sempre o mesmo.
Intervalo variável: Uma única resposta é necessária, desde que haja determinado intervalo entre cada reforçador. O intervalo de tempo é variável. VI 30m quer dizer que, em média, o reforço estará liberado a cada 30 segs.
...