A Psicologia Fenomenológica
Por: viniciuspaiva • 18/4/2017 • Monografia • 5.994 Palavras (24 Páginas) • 1.682 Visualizações
Psicologia Fenomenológica
Nome: Edmilson Dias
Ra: B2366A-1
1) Sapienza destaca a importância da obra Ser e tempo de Martin Heidegger para a fundamentação da Daseinsanalyse. A prática clínica fundada no pensamento do filósofo alemão propõe uma postura e um olhar novo do terapeuta frente ao seu paciente e à prática clínica. Com base na postura do terapeuta daseinsanalista, assinale a alternativa correta:
I – Fenomenologia requer que estejamos abertos para acolher aquilo que um dado fenomênico conta de si mesmo, em seu mostrar e se ocultar.
II – Para atender em Daseinsanalyse, é necessário estar inteiro no atendimento e sustentar o próprio desamparo como terapeuta, isto é, a insegurança, desabrigo por não contar com uma teoria que “diz o que fazer”.
III – Suspender teorias significa que na prática clínica fenomenológica não se preocupa com rigor, mas importa apenas aquilo que o terapeuta pensa sobre o paciente.
A | Apenas I está CORRETA |
B | Apenas II e III está CORRETA |
C X | Apenas I e II estão CORRETAS |
D | Apenas I e III estão CORRETAS |
E | Todas estão CORRETAS |
A designação da abordagem fenomenológica utilizada como orientação existencial, epistemologia e metodologia de intervenção clínica psicológica possibilita considerar todas as dimensões do ser humano de forma abrangente. Por considerar em sua proposta como método questões sobre a caracterização do Homem, da sua condição e de sua existência, permite ampliar a percepção dos conteúdos trabalhados em análise, contribuindo para que a psicoterapia seja uma possibilidade transformadora e conscientizadora, promovendo desenvolvimento.
2) A noção de Dasein (ser aí), delineada por Heidegger em Ser e Tempo, é o primeiro passo na direção de elaboração de uma ‘psicologia’ fenomenológico-existencial. Uma primeira apresentação da ‘definição’ de Dasein está no §9 do livro Ser e Tempo, onde o filósofo indica que 1) “a ‘essência’ deste ente [nós mesmos] está em ter de ser” e 2) “O ser, que está em jogo no ser deste ente, é sempre meu.” (Heidegger, 1927/1998, p.78)
Que nossa existência é Dasein (ser-aí) significa:
I – O ser-aí é sempre uma possibilidade de ser si-mesmo. Isso significa que o Dasein é as possibilidades existenciais que realiza.
II – Existir significa compreender ser, tanto de si mesmo quanto dos outros e das coisas
III – A essência do homem (ser-aí) configura-se a partir do primeiro momento em que aparece no mundo, tornando-se, então, “ser-no-mundo”.
IV – Para Heidegger, a existência não tem uma essência quididativa (o que é); isto é, Dasein é atravessado pelo Nada, que é a indeterminação ontológica enquanto tarefa de ter-que-ser.
V – O sentido da existência do Dasein é “tornar-se o que realmente é”, que é o conjunto de potencialidades inatas que a existência pode amadurecer e desenvolver ao longo da vida.
Estão corretas:
A | I, III e IV, apenas. |
B | II, III e V apenas. |
C | II e IV, apenas. |
D X | I, II e IV apenas. |
E | II, IV e V, apenas. |
A abertura originária de sentido, jamais objetivável como elemento dentro de um mundo pré-existente, é fundamentalmente a existência, ser-ai, ou ser-no mundo. O existir não pode ser considerado como algo simplesmente presente e encerrado em si. A existência não é, portanto, ser como oposição metafísica ao não ser, significa uma abertura originária ao ser dos entes, considerando uma pré-compreensão do ser enquanto tal. Portanto pode-se conceber o ser-ai como uma eterna possibilidade de ser si-mesmo, permitindo que o Dasein seja as possibilidades existenciais que realiza.
3) O livro Ser e Tempo de Heidegger (1927) traz como epígrafe a citação de Platão, transcrita abaixo:
... pois é evidente que de há muito sabeis o que propriamente quereis designar quando empregais a expressão ‘ente’. Outrora, também nós julgávamos saber, agora, porém, caímos em aporia. [aporia = “caminho inexpugnável, sem saída”, “dificuldade”
Essa epígrafe está articulada com o projeto de Heidegger nesse livro. Considere as afirmações abaixo, indicando as corretas.
I – Heidegger visa resgatar a questão sobre o sentido do ser, que ele considera que foi esquecida pela filosofia.
II – Heidegger propõe-se a responder o que significa ‘ser’, encerrando esse debate filosófico.
III – No desenvolvimento da questão do ser, Heidegger se depara com vários ‘tipos’ de ser: o ser racional, ser irracional, ser existente, ser afetivo.
IV – Para recolocar a questão do ser, Heidegger precisa desvelar o ser do ente para quem perguntar é uma possibilidade.
V – As considerações de Heidegger em Ser e Tempo influenciam as psicologias de Binswanger e Boss, que fundam a Daseinsanalyse.
Estão corretas:
A | I, II e V, apenas. |
B | II, IV e V, apenas. |
C X | I, IV e V, apenas. |
D | I, II e III, apenas. |
E | I, III, IV e V, apenas. |
O conceito de fenomenologia abstraído por Heidegger é estabelecido como a objetividade em analisar por si mesmo aquilo que se mostra, sendo uma metodologia de conhecimento para compreender, interpretar e descrever os fenômenos da forma como se mostram em si mesmos. Recuperar a visão original do mundo equivale a recuperar o sentido primitivo dos entes, a saber o sentido do ser. E para o autor, o ser não é constituído de forma múltipla, portanto as afirmativas II e III são incorretas.
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