A Psicologia Social
Por: gcrnunew • 6/11/2021 • Resenha • 446 Palavras (2 Páginas) • 92 Visualizações
A psicologia social faz se presente em todo e qualquer ambiente, tendo em mente que seu princípio básico é a relação do ser humano com a sociedade, desde sua naturalidade até sua complexidade, é estudado a conexão do ser com o meio em que ele se encontra, tanto como individuo quanto como parte de um grupo de indivíduos. Esta forma de psicologia se integra a sociologia com o principal objeto de estudo: as expressões de um indivíduo dentro de um grupo de outros indivíduos, tais como atitudes pessoais e papeis sociais, a influência deste ambiente, sua comunicação e seu processo de socialização.
O papel deste ramo faz se essencialmente presente nas instituições sociais, considerando que existe um ambiente social a ser analisado e o poder de influência dele envolve todos os indivíduos, desde quem será estudado até quem está estudando, cada peça é necessária e analisada, de distintas visões e papéis.
Neste trabalho foi realizada uma entrevista com a Psicóloga Cláudia, a respeito do seu trabalho com a Psicologia social na instituição religiosa Toca de Assis, Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, que é uma fraternidade nascida no seio da igreja católica, e tem por objetivo aliviar o sofrimento dos pobres abandonados de rua a partir do acolhimento. Seu capital é oriundo de doações que podem ser feitas por diversos meios. As pessoas envolvidas variam de voluntários leigos (religiosos ou não) a vocacionados (que possuem vida religiosa consagrada).
Tal instituição religiosa foi escolhida por seu trabalho direcionado a pessoas em extrema vulnerabilidade social, e a importância vista pelo grupo de pesquisa para com estas ações.
O público-alvo são pessoas em situação de rua, independente de idade, gênero e grau de escolaridade. As casas fraternas do Instituto dos Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento estão presentes em cinco estados brasileiros (São Paulo, Paraná, Londrina, Fortaleza e Ceará) e em Quito, no Equador. Suas rotinas incluem a Adoração ao Santíssimo Sacramento e amor aos pobres abandonados de rua: atividades que podem ter a participação de leigos e voluntários.
A Toca de Assis acolhe os mais vulneráveis dentro dos ensinamentos de São Franciso de Assis, dessa forma, enxerga a pessoa necessitada de ajuda como “Jesus Eucarístico que é o Pobre dos pobres, que se desfaz de toda a sua dignidade ao assumir sua aparência de uma frágil partícula de pão, pelo que se coloca aos cuidados do ser humano”, ou seja, quando estão cuidando dos vulneráveis, é como se estivessem cuidando do próprio Cristo.
Na entrevista Claudia responde algumas perguntas para conhecermos melhor a realidade de seu papel na instituição e a visão no ponto de vista de alguém que convive e trabalha analisando o ambiente a todo tempo e de diversas formas.
REF: https://tocadeassisirmaos.org.br/
...