TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.686 Palavras (11 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Introdução[pic 2]

 O cinema brasileiro tem levantado nos últimos anos questões sobre o modo como é mostrada a realidade social e cultural brasileira. Filmes que mostram, discutem, questionam   instituições, sistemas e organizações em nosso país, como aconteceu em Tropa de Elite ( Brasil, 2007), uma obra de ficção criada com base no livro Elite da Tropa, um livro policial brasileiro escrito pelos ex-policiais André Batista e Rodrigo Pimentel, em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares e com ex-marechal Rafael Donarto. Foi publicado em 2006 pela Editora ObjetivaO filme apresenta um momento de crise na vida de capitão Nascimento (representado pelo ator Wagner Moura), do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE - da PM do Rio de Janeiro.  O capitão quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Mostra o caos do poder público, a corrupção capitalista da polícia, os interesses políticos e a falta de segurança pública, e o abandono de políticas sociais no cotidiano da nossa sociedade. 

Faremos uma análise sobre o BOPE, e falaremos sobre as manifestações culturais e conflitos sociais retratados no filme, e que permeiam nossa sociedade. Também de que forma pode-se agir no enfrentamento de tais questões.

 

Conceito de cultura e manifestações culturais

Cultura é o cultivo do conhecimento, da arte, crenças, leis, moral, costumes, hábitos e aptidões adquiridos pelo homem, na sua convivência em sociedade. Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística ou técnicas, habilidades e múltiplos conhecimentos em diversas áreas. Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XXIII, a cultura muitas das vezes se confunde com noções de desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamento de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum por muito tempo.

Cada país possui sua própria cultura, influenciada por vários fatores. Todas essas práticas transpassam gerações, e vem acompanhando a evolução acelerada da humanidade, tornando-se herança social. 

Há sempre tentativas de estabelecer limites que, por vezes, separam e outras aproximam os homens dos animais. Uma das linhas tênues que mais recentemente garantia a exclusividade humana era a cultura, conceito que ainda divide biólogos, etólogos e antropólogos, gerando [pic 3]

opiniões e teorias diversas, conforme podemos observar no texto de Dentillo, D. B. Nas diferenças e  igualdades: linhas tênues que separam humanos e animais.

 Para Eduardo Ottoni, investigador da etologia de macacos-prego, prever e manipular o conhecimento, as motivações e o comportamento alheios são trunfos muito valiosos na vida social. Para ele, essa vantagem, exclusivamente humana, permite que nossa transmissão cultural seja muito mais eficiente.

 Analisando as manifestações culturais apresentadas no filme Tropa de Elite, percebemos uma sociedade completamente refém da violência, onde de um lado traficantes disputam o poder da droga contra outras facções, travando uma grande guerra com a polícia BOPE (Batalhão Operações Policiais Especiais), que por sua vez, mostra um lado obscuro vivido dentro da corporação, no qual alguns policias tentam fazer valer a justiça, sinceridade, em meio à corrupção de outros policias, que compartilham desta prática ilícita. Tudo isso envolto à grande desigualdade sócio-econômica existente na comunidade.

As manifestações culturais se perdem no meio de bailes funks, a própria violência, e a corrupção, isso tudo gerado pela diferença social existente, onde muitos inocentes acabam pagando com a própria vida, por desejarem ter sua dignidade reconhecida e seus direitos respeitados.

                               

Conflitos Sociais

Importante entendermos que a palavra conflito representa uma tensão, que envolve pessoas ou grupos, quando existem tendências ou interesses incompatíveis. Surge quando há necessidade de escolher entre situações que podem ser consideradas de forças conflitantes, incompatíveis.  São antagônicas e perturbam a ação ou tomada de decisão por parte da pessoa ou do grupo.  O conflito, no entanto, pode ter efeitos positivos, em certos casos configura fator motivacional da atividade criadora.

Gera-se um conflito quando há um estado de insatisfação entre as partes, por divergências de interesses, competição pelo poder, incompatibilidade de objetivos.

Podemos notar que no filme há vários conflitos sociais, resolvemos aqui enumerar apenas dois deles que, a nosso ver, abre um leque de discussão enorme, se tratando da questão policial, vamos falar de violência e corrupção.

Sabemos que a polícia está para proteger os cidadãos, a família, o jovem, as crianças. As pessoas de bem querem sentir segurança, querem ter segurança na comunidade com a presença da polícia, mas sabemos que infelizmente não é isso que vivemos, sabemos que de todas as vezes que a faz a sua abordagem nos morros, ou comunidades, as pessoas de bem, também pagam o pato, sofrem com a chegada da polícia, e muitas vezes são tratadas como marginais, sem ao menos ter vínculos familiares com eles.

Uma boa ação conjunta da Polícia Militar com a comunidade, uma aproximação dos dois lados para tentar mostrar quem são de verdade, como ações de cidadania e práticas esportivas, debates, cursos que promovam a interação, podem ser muito importantes, isso poderia ajudar a por um fim em um conflito criado por preconceito, uma ação desse tipo só traria ganhos à corporação, ganho de confiança da população, que é, o que a polícia mais precisa para combater a criminalidade. Contudo, cada vez que policiais usam de violência com trabalhadores e moradores, todas as vezes que querem mostrar o seu poder usando a violência, só conseguem atrair para si uma legião de inimigos que aumenta a cada dia.

A polícia precisa começar a usar a sua imagem de poder para fazer o bem.

O que podemos perceber com este debate, é que ainda falta respeito para com os moradores, uma falta de respeito que vem se arrastando desde a colonização, desde a ordem escravocrata, temos a impressão de que a polícia continua com o olhar dos grandes barões do café aos seus escravos moradores das senzalas.

Outro fator que ainda agrega problemas tanto para a polícia, quanto para a população, é a corrupção.

Esse é um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade brasileira e mostrado nitidamente no filme, e está relacionado a três vertentes que estão interligadas. São elas: a polícia militar, o tráfico e as milícias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (276.3 Kb)   docx (267.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com