TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  12/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Curso de Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Psicologia da Educação

Nome do aluno: Maicon

Tarefa[1]: Portfólio                         (x) Atividade                        (   ) Prática                

Portfólio Ciclo - 02

HUMANISMO

Abordagem que procura fazer com que as pessoas venham entender que não existe superioridade fazendo assim desperta sentimentos de benevolência, compaixão e empatia. Na área da educação procurar fazer com que o educador tenha mais liberdade de escolher como será seu método de trabalho com cada aluno, pois, o seu maior interesse é buscar uma boa relação entre professor e aluno. Também se destaca o princípio de que o aluno terá que desenvolver sua própria forma de resolver problemas a ele proposto, porque desta maneira irá aumentar seu foco em determinado tema e assim buscar se aprofundar cada vez mais no assunto.

Exemplo

O educador ao notar que os alunos não têm conhecimento sobre determinado esporte decide assim passar uma pesquisa em forma de trabalho para fazer com este venha buscar conhecimento sobre o assunto. Desta forma, irá fazer com seus alunos busquem aquilo que está faltando e desta forma desperta seu interesse em tal situação.

PSICANÁLISE

Está abordagem da Psicologia, tem como diferencial das anteriores, trabalha a vida psíquica não só aos fatores do consciente, mas, sim buscando resultados através do inconsciente, podendo ser por sonhos, delírios e entre outros. Na área da educação a abordagem ajudou no entendimento sobre transferência, no caso se trata do sentimento do aluno com o professor, pois, quando o aluno tem uma boa relação com o educador, ele tende a se desempenhar melhor em tal disciplina, sendo um resultado quase automático por influência do seu inconsciente.

Exemplo

O professor ao ser gentil e educado com os alunos, passa a ter uma relação de amizade e companheirismo com estes. Desta forma, irá fazer com que os alunos o tenham como uma figura de afeto, sendo assim, o seu psicológico irá influenciar a sempre prestar a atenção nas aulas e por consequência aumentar seu desempenho na matéria.

Referências

CAMPOS, J. AP. P. P. et al. Psicologia da educação. Batatais: Claretiano, 2016. Caderno de Referência de Conteúdo - CRC. Material na Sala de Aula Virtual – Unidades 2 e 3

FREUD, didatics. FREUD (01) – PULSÃO DE VIDA, PULSÃO DE MORTE E INCONSCIENTE. YouTube, 21 nov 2017. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=XxDP90soZJk  >. Acesso em: 08 set 2022.

ROGERS, didatics. CARL ROGERS E A EDUCAÇÃO | TEORIA HUMANISTA. YouTube, 16 abr 2018. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=KiO-WhwVws0 >. Acesso em: 09 set 2022.


[1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (541.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com