A Psicologia e Educação
Por: Cida420 • 10/4/2018 • Resenha • 1.191 Palavras (5 Páginas) • 188 Visualizações
Questão 1 - Segundo Diana Carvalho (2002) há Interrogações sobre temas psicológicos com grande influência sobre as idéias pedagógicas do século XX. Dentre elas estão às propostas de investigação de Friedrich Herbart (1776-1841), para quem seria necessário explicar cientificamente o processo de aquisição de conhecimento, já que as práticas pedagógicas não deveriam mais pautar-se pelo bom senso ou pela arte de ensinar. Indique claramente qual seria, para esse autor, a localização e a contribuição da nascente “ciência” da Psicologia aos ideais da educação.
R: A localização é a psicologia junto com a ética sendo a ética uma filosofia prática e a psicologia uma ciência que definiria aos meios racionais para chegar à educação. E a contribuição da psicologia visa estudar o desenvolvimento e inteligência de forma científica ajudando assim a pedagogia se tornar uma ciência com métodos e processos.
“(...) a psicologia como meio para a educação articular e organizar, na reflexão, a experiência empírica das representações diversas e conflitantes” (Costa,1993, p.135-13)
Questão 2 - Ainda segundo Diana Carvalho (2002), para John Dewey (1859-1952) a Psicologia poderia ajudar a responder à pergunta “como Ensinar?”, visto que educar implica desenvolver o pensamento do indivíduo em contato com a cultura a que pertence. Mostre claramente, qual seria, para esse autor, o papel da escola nesse processo, se esta levasse em conta a psicologia como forma de explicar o desenvolvimento do pensamento.
R: Na visão de Dewey que para ele é um ambiente simplificado, controlado, um lugar de experiências úteis, progressão é um lugar onde adquiri a compreensão real das coisas mais complexas. Então para se entender o mundo é preciso sair dele, aprender sobre, vivenciar e depois voltar, somos influenciados pelo meio em que vivemos. E Dewey concorda com Herbart a respeito de considerar a pedagogia uma ciência como método e processos.
Além disso, a educação não era simplesmente o resultado da instrução, mas, sim, “... uma reconstrução ou reorganização da experiência, que esclarece e aumenta o sentido desta e também a nossa aptidão para dirigirmos o curso das experiências subseqüentes” (Dewey, 1959, p. 83)
O homem se constrói na ambiência social, pois “o meio social cria as atitudes mental e emocional do procedimento dos indivíduos” (Dewey,1959, p.17), exercendo um influxo formativo e educativo.
Questão 3 - O suíço Edouard Claparède (1873 - 1940), cria, em 1912, o Instituto Jean-Jacques Rousseau, que pretendia ser uma escola das ciências da educação, aberta a todos os educadores, e um laboratório de pesquisas. Para Diana Carvalho (2002), uma das principais contribuições desse autor para o esclarecimento psicológico da educação foi seu interesse pela questão de saber “para que serve a inteligência?”. Indique o que esse autor entendia por inteligência e como ela estaria ligada ao desenvolvimento educacional dos alunos.
R: Inteligência, considerada como capacidade adaptativa e operante do organismo sobre o meio, ganhasse força e importância sobre o conceito de espírito. A escola deve ensinar para desenvolver características da inteligência, para resolver problemas novos por meio do pensamento. Foi criado o instituto Rousseau para estudar a inteligência e como a escola pode usar isso para desenvolver a intelectualidade dos alunos.
(...) o educador, em vez de ser um plasmador de almas e espíritos, tornar-se-á um estimulador de interesses; em vez de ficar no meio do palco (onde muitas vezes pontifica, sem outros resultados tangíveis, a não ser a satisfação de suas tendências autoritárias), deverá, daí em diante, permanecer nos bastidores, de onde disporá e organizará o meio da maneira mais favorável ao despertar das necessidades intelectuais e sociais da criança e ao início de suas andanças intelectuais, de sua atividade, de seu esforço. Função menos decorativa do que a que lhe reserva a escola tradicional, mas também tão mais eficaz! E função bem mais difícil e delicada também! Logo, não é mais modesta, senão na aparência! (Claparède, 1959, p. 165-166).
Questão 4 - Jean Piaget (1896-1980) introduz um olhar mais específico para o desenvolvimento infantil da inteligência na medida em que se ocupa de perguntar “como o ser humano constrói o conhecimento, ou seja, passa de um estado de menor conhecimento para outro de maior conhecimento” (CARVALHO, 2002, p. 55). Caracterize as principais indicações desse autor sobre o desenvolvimento da inteligência e que seriam adotados na educação, conforme mostra Diana de Carvalho (2002).
R: Para Piaget o desenvolvimento da inteligência deveria ser levado em conta, ele cria uma sucessão de estágios
...