A Psicopatologia Especial
Por: Ana Regalado • 6/10/2021 • Trabalho acadêmico • 317 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
[pic 1]
Psicopatologia Especial
ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA (A2)
Ana Carolina Cunha Regalado
(20181103148)
Professor: Paulo Giovani Goulart Ritter
Rio de Janeiro – RJ
2020
Os sinais patognomônicos, são sinais cuja existência indica que uma certa doença está presente para além de qualquer dúvida, mas a ausência deste sinal não descarta a possibilidade da existência da doença.
Na psicopatologia, não existem sinais ou sintomas patognomônicos específicos de determinado transtorno mental. De acordo com Emil Kraepelin (1996) Infelizmente não existe, no domínio dos distúrbios psíquicos, um único sintoma mórbido que seja totalmente característico de uma enfermidade. Por causa disso, faz-se necessário a totalidade dos dados clínicos, sendo anamnese, exame físico e outros exames complementares, podendo ser modificadas as hipóteses conforme os sintomas dos pacientes coletados, para assim determinar uma doença específica.
Pode-se comprovar o que foi dito anteriormente, por meio dos transtornos de personalidade de Borderline, Dependente e Paranoide, pois percebe-se que mesmo sendo de grupos distintos, eles se sobrepõe constantemente, uns com os outros, ou seja a maioria dos pacientes que correspondem aos critérios de um dos tipos também preencham os critérios de mais de um tipo, pois nota-se que o transtorno de Borderline possui sintomas como domínio afetividade negativa/neuroticismo, domínio antagonismo, domínio desinibição e domínio meticulosidade.
Já o transtorno dependente, tem sintomas de afetividade negativa/neuroticismo e o Paranoide apresenta sintomas de afetividade negativa/neuroticismo e antagonismo. Então, conclui-se que mesmo sendo de grupos diferentes apresentam sintomas em comum, comprovando que não existe um único sintoma patológico que seja característico de apenas um transtorno.
Ademais, é possível evidenciar o que foi confirmado anteriormente, também por meio das síndromes ansiosas, transtornos como: transtorno de pânico, fobias, transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e ansiedade social, como predomínio a ansiedade contornando esses transtornos, mas também encontramos alguns outros sintomas como, fragilidade, irritabilidade, apreensão, preocupação excessiva, entre outros.
Desse modo, por meio das exemplificações, conclui-se que não há sintomas patognomônicos específicos de um transtorno mental.
...