Psicopatologia Especial Diagnóstico Diferencial
Por: tamaraescobar • 29/11/2019 • Trabalho acadêmico • 329 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Psicopatologia Especial – Diagnóstico diferencial
Universidade Veiga de Almeida, 2019
Amnésia Dissociativa: incapacidade de recordar informações autobiográficas importantes que deveriam estar bem guardadas na memória e que comumente seriam prontamente lembradas.
Transtorno Dissociativo de Personalidade Múltipla: existência de duas ou mais personalidades distintas dentro de um indivíduo, com apenas uma delas evidenciando-se a cada momento. Cada personalidade é completa, com suas próprias memórias, comportamento e gostos de forma bastante elaborada e complexa. Em alguns casos há completo bloqueio de memória entre as personalidades, noutros casos há conhecimento podendo gerar rivalidades ou fraternidades. As personalidades podem ser do sexo oposto, ter idades diferentes e até de outras raças.
Transtorno de Despersonalização: é a alteração da sensação de realidade do mundo exterior sendo preservada a sensação a respeito de si mesmo. O aspecto central da despersonalização é a sensação de estar desligado do mundo como se, na verdade, estivesse sonhando. Na despersonalização o indivíduo tem preservado o senso de realidade apesar de ter uma sensação de que o que está vendo não é real.
Diagnóstico diferencial:
Indivíduos com amnésia dissociativa podem relatar sintomas de despersonalização e auto-hipnóticos, enquanto indivíduos com transtorno dissociativo de identidade relatam lacunas significativas no senso de si mesmo e de domínio das próprias ações, acompanhadas por vários outros sintomas dissociativos. As amnésias no transtorno dissociativo de identidade incluem amnésia de eventos cotidianos, descoberta de posses inexplicadas, flutuações repentinas nas habilidades e na capacidade de julgamento. No transtorno de despersonalização, os sintomas não ocorrem no contexto de outro transtorno dissociativo, como por exemplo o transtorno dissociativo de identidade.
Na esquizofrenia, dois ou mais dos itens citados a seguir devem estar presentes por um tempo significativo durante o período de um mês (este tempo podendo ser reduzido, se tratado com sucesso): delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico e sintomas negativos. Já o transtorno bipolar pode ser caracterizado pela variação, às vezes repentina, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania) e de períodos assintomáticos entre eles.
...