A Terapia Centrada na Pessoa
Por: Suzy Pérola • 2/4/2022 • Artigo • 597 Palavras (3 Páginas) • 101 Visualizações
[pic 1]
Universidade federal da Paraíba – UFPB
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes -CCHLA
Departamento de Psicologia
Teoria e Terapia Centrada na Pessoa
Professora Dra. Marisia Oliveira da Silva
Fatores que contribuíram para o surgimento da ACP
A partir do texto de Carl Rogers “Este Sou eu”.
Suzy Silva dos Santos
João Pessoa-PB
2022
Fatores que contribuíram para o surgimento da ACP.
Texto de Carl Rogers “Este Sou eu”.
Neste capítulo Carl Rogers busca apresentar-se e sintetizar algumas experiências ao longo da sua vida que de formas diferentes marcaram a sua existência e sua trajetória acadêmica e profissional. Fala um pouco de suas raízes e como elas tiveram um impacto na maneira de olhar para o seu paciente e para a clínica.
Dentre tantos relatos importantíssimos, alguns fatores que podemos destacar que contribuíram para o surgimento da ACP foram:
1. Sua estrutura familiar. Apesar de ter tido pais rigorosos, ele relata que esses também eram afetuosos e preocupados com o bem estar dos filhos. Outro destaque é seu relato de, no seio familiar, ter a liberdade de explorar o conhecimento e de serem autônomos em algumas tarefas. Ele diz que quando seus pais se mudaram para uma fazenda, o contato com a natureza o fez desenvolver interesses que empregaram um papel importante em seu trabalho e que o despertou para a importância do método científico.
2. O abandono da vocação religiosa abriu caminho para outros interesses que acabaram o levando para a Psicologia e Psiquiatria. Os cursos no Teacher’s College da Universidade de Colúmbia, o trabalho na área de filosofia da educação e o trabalho orientando crianças o aproximaram da psicologia clínica.
3. A experiência com os filhos e o relacionamento com a sua esposa também foram muito importantes para sua compreensão do outro.
4. O emprego como psicólogo no Child Study Department da Associação para a Proteção à Infância em Rochester, foi considerado por ele como um momento de isolamento profissional, em que ele experimentou muitas frustrações, mas ajudou a adquirir uma grande experiência prática e muitas descobertas. Uma delas se deu numa experiência com um garoto piromaníaco que o fez constatar que qualquer teoria podia ter falhas e poderia ser aprimorada.
5. Outro ponto importante foi quando conduziu um grupo de discussão sobre os métodos da entrevista psicológica. Utilizaram uma entrevista que era considerada muito eficiente, mas anos mais tarde, Rogers concluiu o quanto ela era indutiva e coercitiva.
6. A prática o levou a aprender a ser mais sensível ao que um cliente lhe trazia, buscando compreender o que realmente se passava do cliente para ele e não o contrário. Uma vez que é o cliente que sabe de seu sofrimento, angústias, vivências e até onde quer ir com elas.
...