Uma abordagem centrada na pessoa
Resenha: Uma abordagem centrada na pessoa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: faferbueno • 7/5/2014 • Resenha • 236 Palavras (1 Páginas) • 563 Visualizações
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) propõe-se a facilitar o desenvolvimento do potencial humano sem direcionar seu comportamento, uma vez que a responsabilidade pelo processo de crescimento psicológico somente pode ser exercida pela própria pessoa, a partir da tendência atualizante, que é inata, e está presente em todos os seres humanos ao longo da vida. Essa força possibilita que a pessoa possa compreender-se e construir sua personalidade, com base nas próprias experiências vividas, num processo contínuo de atribuição de significados. Ampara-se na premissa de que o homem é capaz de auto-determinação e de autocompreensão e que o faz a partir de relações interpessoais de natureza dialógica; os outros significativos exercem papel determinante nesse processo de auto-regulação e de crescimento psicológico, o qual, em síntese, constitui o que se pode denominar de liberdade individual.
A trajetória de Rogers como psicólogo clínico trouxe contribuições tanto para o âmbito das relações sociais quanto para a esfera política da vida em sociedade. (Rogers, 1961/1997; 1979/2001). Rogers (1951; 1980/1983) propôs um método psicoterápico que se caracteriza por tomar como referência o mundo interno do cliente, tal como este o percebe, sente e avalia; preservando-se a concepção de que o sentido apreendido na relação intersubjetiva constitui a matéria prima da psicoterapia. Cury (1994) afirma que o psicoterapeuta parti¬cipa dos significados da experiência do cliente, via seu próprio processo experiencial, assim, criam-se novos conceitos a partir da relação intersubjetiva vivida por ambos.
...