A Tuberculose na Psicologia
Por: Faustino Chipongo • 9/8/2019 • Dissertação • 8.351 Palavras (34 Páginas) • 223 Visualizações
INTRODUÇÃO
O profissional de saude não pode ser somente um observador ou conferidor de relatos e bibliografias que narram doenças em seus diferentes escalões, deve também prestar um serviço de qualidade e obter uma boa adoção cientifica, para melhorar o bom estado do paciente e impedir a propagação das doênças infectocontagiosas. O presente trabalho tem como objectivo analisar publicações cientificas publicadas periodicamente com abordagem relacionada à cuidados hospitalares a paciente com tuberculose.
Em Angola a incidencia da TB tornou-se preocupante, por ser uma doença mais predominante à pessoas com nivel de desenvolvimento social baixo, e o nosso pais não reune boas condições de respostas à necessidades básicas, logo a taxa de morbimortalidadelidade tende a aumentar. Mas ainda não perdemos a moral de que tuberculose requer atenção clínica e farmacológica, mas em especial temos que ter o enfoque integral, social e cultural principalmente a pobreza e a desigualdade social.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que acompanha o homem há muito tempo. Há relatos de evidência em ossos humanos pré-históricos na Alemanha datados de 8000 anos antes de Cristo (KRITSKI, CONDE, SOUZA, 2011).
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado bacilo de Koch. Seu agente etiológico primário é o Mycobacterium Tuberculosis, o qual se propaga através do ar por meio de gotículas contendo bacilos expelidos por uma pessoa doente com tuberculose pulmonar activa (GOMES, et al.,20012).
Para a saúde pública a forma pulmonar bacilífera é a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da tuberculose pulmonar sendo a busca activa dos sintomáticos respiratórios a melhor estratégia para que ocorra um controle da tuberculose pulmonar.
Devido esta situação actual da tuberculose, o profissional da enfermagem tem um papel importante na prevenção e no controle da tuberculose para que ocorra uma adesão eficaz no tratamento.
Até que se inicie o tratamento este indivíduo bacilífero permanece transmitindo o bacilo, contaminando assim outras pessoas, essa transmissão só cessa após 15 dias de tratamento medicamentoso
Os sinais e sintomas mais frequentes da Tuberculose são febres baixas, tosse seca ou produtiva, sudorese nocturna, fadiga, perda de peso, hemoptise, dor torácica, sintomas que por falta de informação levam o paciente a confundir a Tuberculose (TB) com uma gripe comum, retardando a busca ao serviço de saúde.
Mesmo após 50 anos de conhecimento no diagnóstico e tratamento da Tuberculose (TB), a doença ainda permanece como um dos principais agravos à saúde em âmbito global, estando entre as 10 principais causas de morte no mundo , distribuída principalmente entre os indivíduos mais pobres em países de baixa e média renda, e entre outras populações marginalizadas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que no ano de 2014 ocorreram cerca de 9,6 milhões de casos de TB no mundo e 1,5 milhões de mortes neste mesmo período.
Neste sentido, ainda há um caminho longo a ser percorrido para que se atinjam as novas metas estabelecidas pela OMS, que são as de reduzir em 95% os óbitos até 2035 e diminuir a incidência em 90% (<10/100.000hab.), bem como eliminar a TB como problema de saúde pública até 2050.
A fim de atender as metas estabelecidas pela OMS, a Atenção Primária á Saúde (APS) surge como estratégica para o tratamento da doença, pois segundo as Normas Operacionais de Assistência a Saúde (NOAS) 01/02, a TB deve ser diagnosticada e tratada neste nível de atenção.
O tratamento da tuberculose deve ser feito em regime ambulatorial, supervisionado, no serviço de saúde mais próximo, da residência ou trabalho do paciente portador de TB.
JUSTIFICATIVA
Nos foi proposto esse tema e aceitamos o desafio do mesmo, porque para alem de ser pertinente e estar com uma incrivel incidencia e motivo de morbi-mortalidade em Angola é defacto também, uma doença que leva a destruturação de muitas familias em Angola. Nesta senda nos proporcionaremos a elucidar melhor nossos conhecimentos e com ele melhorar a visão da população em relação a esta enfermidade de maneira que possamos evitar a disseminação e mais mortes inocentes.
MÉTODO
Trata-se de uma pesquisa, revisão bibliográfica e descritiva, constituída de artigos científicos e livros acerca da temática cuidados hospitalares a paciente com TB (tuberculose).
Segundo Gil (2013) o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica varia em função de seus objectivos, ou seja, como os demais tipos de pesquisas, esta é norteada pelos seus objectivos procurando dar conta, através da literatura pesquisada e, posteriormente analisada, de respostas que venham a contribuir com a realidade da problemática enfocada.
A fonte de pesquisa utilizada foram: artigos científicos, livros de enfermagem, Medicina interna, Medicina comunitaria e materiais disponiveis na internet. Para atingir os objectivos propostos foi realizado um levantamento do material no portal BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), através de três bases de LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Library On Line) e BDENF (Base de Dados em Enfermagem).
A colecta dos dados foi realizada no mês de Julho a Setembro de 2018. Após o levantamento do material, foram feitas as leituras e a seleção de 30 artigos científicos que encontravam-se publicados entre os anos de 2011 a 2018, os quais foram excluídos aqueles que não estavam de acordo com os objectivos desta pesquisa, os que não estavam em português, e foram utilizadas os seguintes descritores: Cuidados Hospitalares, Tuberculose, enfermagem, biossegurança. Após essa exclusão restaram 15 pesquisas que foram minusiosamente analisadas para o levantamento bibliografico durante o qual foram destacadas os pontos chaves da pesquisa. Essa avaliação dos textos e artigos seleccionados teve como objectivo realizar analise de dados cientificos sobre o cuidado hospitalar a paciente com tuberculose.
OBJECTIVOS
Objectivo geral:
Analisar de forma global dados que visam os cuidados hospitalares a pacientes com tuberculose.
Objectivos específicos:
Conceituar
...