A Violência Contra as Crianças no Cenário Brasileiro
Por: Aplika Apikanela • 28/6/2017 • Projeto de pesquisa • 1.204 Palavras (5 Páginas) • 369 Visualizações
[pic 1]
IDENTIFIQUE A OBRA
Violência Contra as Crianças no Cenário Brasileiro.
APRESENTE O AUTOR
Antônio Jakeulmo Nunes: Diretoria de Atenção Básica, Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II. Pç. Domingos Mourão Filho 345, Centro. 64255-000 Pedro II PI Brasil. jakeulmonunestv@hotmail.com
Magda Coeli Vitorino Sales: Coordenação de Enfermagem, Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina PI Brasil.
APRESENTE A OBRA
A infância pode ser uma fase de grande destruição para as crianças, particularmente quando as mesmas sofrem algum tipo de abuso. Os danos às crianças que são expostas a violência, muitas vezes prejudicam o desenvolvimento e podem causar sequelas no comportamento durante vida adulta.
A violência pode ser citada como algo que cause danos psicológicos, lesão física, deficiência de desenvolvimento e até a morte. Os agressores na maioria das vezes são os próprios responsáveis pela vítima, apenas uma pequena parcela é proveniente de uma fonte externa. No entanto, violência contra a criança não tem justificativa. Dentre as pesquisas realizadas através de dados localizados no SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e Lilacs (Literatura Latino-Americano e do Caribe em ciências da Saúde) com o tema de violência contra o público infantil, o resultado se estendeu em três categorias que se dividem em: tipos de violência, tipo de agressor e quais os perfis das crianças.
O estudo apresenta uma linguagem contemporânea, linear e naturalista no ponto de vista familiar e profissional.
DESCREVA A ESTRUTURA
Personagens: Criança e adolescentes do sexo masculino e feminino, a mãe, amigos e outros membros da família.
Narrador: Antonio Jakeulmo Nunes, Magda Coeli Vitorino Sales e o leitor.
Tempo: Período de agosto de 2013
Ambiente: Ambiente domiciliar (familiar)
No período de agosto de 2013 foi realizado a pesquisa pelas bases de dados Lilacs e SciELO, com o objetivo de caracterizar por meio das evidências científicas a violência infantil no cenário brasileiro em crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino, que através desta, pode-se identificar como o principal agressor a mãe ou outro membro da família e amigos mais próximos. A elaboração e narração do artigo são de Antonio Jakeulmo Nunes Magda Coeli Vitorino Sales e também narrado por seus leitores.
DESCREVA O CONTEÚDO DOS CAPÍTULOS
O artigo citado aborda os tipos de violência contra a criança e adolescente, de que forma ocorrem, as formas de violência e quais os malefícios que são causados.
O presente estudo tem por objetivo caracterizar por meio de evidências verídicas os tipos de violências contra a criança e adolescente, como ocorre e quais as consequências. Sua origem foi obtida através de seleções de artigos que se delimitam nos temas correlacionados pelo assunto abordado. Foi realizado durante o período de agosto de 2013, tendo os artigos selecionados em fontes indexadas na base de dados SciELO e Lilacs.
Violência física, psicológica e negligência familiar são os tipos mais comuns de abuso e é importante ressaltar que o sexo masculino sofre mais agressão física e psicológica, mas também ocorre o abuso sexual na faixa etária de 01 a 09 anos de idade, sendo mais cometido pela mãe ou pai. O sexo feminino ainda é a maior vitima de abuso sexual e negligência, independente da idade e muitas vezes ocorrem dentro de casa por pessoas mais próximas. O abuso não se aplica apenas em forma sexual, há também abuso psicológico e físico. O que é mais afetado, depois do ocorrido, é o psicológico, pois envolve e prejudica o desenvolvimento da vitima.
AVALIAÇÃO CRÍTICA:
Analisando o artigo abordado nota-se que foi descrito um problema clínico importante e dirigido por uma pergunta claramente formulada. Os objetivos dos investigadores eram: determinar o tipo de violência, o perfil do gênero e o tipo do agressor.
Todos os objetivos supracitados foram alcançados. Explorando os métodos utilizados pelos autores, nota-se que é de característica quantitativa e de natureza descritiva e exploratória, realizando uma Revisão Integrativa (RI), a seleção de artigos que remetem ao tema abordado.
...