A existência de um nexo de causalidade entre traços de personalidade, sexo e lesões no esporte
Artigo: A existência de um nexo de causalidade entre traços de personalidade, sexo e lesões no esporte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiogomes93 • 29/10/2013 • Artigo • 770 Palavras (4 Páginas) • 350 Visualizações
RESUMO
INTRODUÇÃO: A personalidade de um indivíduo é o resultado de uma complexa rede de influências de diversos fatores independentes como a constituição biológica e psicológica, além das influências do meio social, ambiental e cultural em que vive. Ela é a integração dessas partes que interagindo formam o todo.
OBJETIVO: Verificar se existe relação causa-efeito entre traços de personalidade, sexo e lesão no esporte.
MÉTODO: A amostra foi composta por 60 atletas com idade média de 15,6 (DP =1,5) anos, sendo 35 atletas do sexo masculino e 25 atletas do sexo feminino pertencentes à Categoria Infanto-Juvenil, participantes de torneios de tênis de campo da Federação Paranaense e Catarinense. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário Fatorial de Personalidade – IFP. Para tratamento dos dados utilizou-se uma MANOVA e uma ANOVA a um nível de p < 0,05.
RESULTADOS: Apresentaram significância para a variável lesão com Agressão (p = 0,01) e Heterossexualidade (p = 0,00). Para a variável sexo, houve diferença significativa com Intracepção (p = 0,02); Afago (p = 0,02); Dominância (p = 0,004); Autonomia (p = 0,03); Heterossexualidade (p = 0,00).
CONCLUSÃO: A agressividade é um importante traço de personalidade a ser considerado para ser controlada para prevenir e diminuir as incidências de lesões em atletas de tênis.
Palavras-chave: esportes, psicofisiologia, tenistas.
INTRODUÇÃO
A personalidade de um individuo é o resultado de uma complexa rede de influências de diversos fatores independentes como a constituição biológica e psicológica, além das influências do meio social, ambiental e cultural em que vive. Ela é a integração dessas partes que interagindo forma o todo1.
A busca pela evidência e pelo sucesso expõe os atletas a uma condição de serem submetidos a um esforço físico e psicológico muito próximo dos limites fisiológicos, fazendo com que o número de lesões seja muito alto. Embora a medicina e as áreas afins tenham evoluído não somente na prevenção como no tratamento das lesões, ainda é insuficiente para evitar suas ocorrências2,3.
Apesar dos esforços dos pesquisadores, o registro sobre a ocorrência de lesões desportivas no Brasil, mesmo no esporte de alto rendimento, além de não padronizado, é ainda restrito. A dificuldade no acesso às informações sobre os atletas e suas lesões resulta num descontrole sobre a real situação de instalação de agravos à saúde dos envolvidos com o esporte4.
Todavia, existem alguns trabalhos que buscam avaliar o número de lesões ocorridas, em que tipo de modalidade ocorre, assim como o tipo de lesão mais frequente5-9.
Se de um lado essas lesões podem ser causadas por fatores físicos como carga de treinamento, fadiga, ações executadas e acidentes, por outro, tem sido enfatizado também que o fator psicológico pode determinar uma predisposição do atleta para esse transtorno. Pelo efeito devastador que pode ter uma lesão na vida do atleta, é importante melhorar o conhecimento das variáveis psicológicas que interferem na lesão
...