1- Existem diversas definições que contemplam o termo inteligência, espalhadas pelo mundo todo. Desta forma, observa-se que não existe uma única definição científica e universal. Após realizar a leitura da aula 06 e leitura dos textos, explique e dê exemplos da Inteligência Múltipla.
R: Desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner a teoria das inteligências múltiplas, tem como objetivo ampliar o conceito de inteligência. Gardner acredita que não existe só uma inteligência no qual é utilizada nos testes de QI, mas ele afirma que existem pelo menos sete inteligências. São elas: inteligência matemática, cinestesica, espacial, musical, interpessoal, intrapessoal, naturalista e linguística.
2- Após ler a aula 6 explique os termos Abordagem Psicométrica e o Quociente de Inteligência (Q.I.), que aparecem na descrição das aulas.
R: Abordagem psicométrica são testes criados para “medir” a inteligência das pessoas. O Quociente de Inteligência (QI) é um dos melhores exemplos de tais testes, que mais representa uma abordagem psicométrica. Foi um dos primeiros testes de inteligência, criado na França pelo mentor Alfred Binet, afim de quantificar a inteligência.
ATIVIDADES DA AULA 7
1- Elabore um texto sobre os bloqueios que nos impedem de termos ideias criativas.
R: A criatividade é a capacidade de criar, inventar ou produzir coisas novas. Porem existem alguns fatores que nos impedem de ser criativos. Segue alguns desses bloqueios que podem nos comprometer. “Isso não tem logica”. Na busca de ideias novas toda deias é bem-vinda, mesmo que para seu raciocínio não tenha logica. “Seguir as normas” sem compreende-las pode ser um empecilho no desenvolvimento de ideias criativas. A expressão “É proibido errar” pode ser uma barreira para a geração de ideias originais, pois sua preocupação será centrada somente no “e se estiver errado?” “Brincar no local de trabalho” além de estimular o desenvolvimento de ideias criativas é uma maneira de deixar o local mais descontraído. “Não seja bobo”. Brincar de bobo as vezes pode aparecer ideias loucas e originais. “Eu não sou criativo”. O pensamento e a ação se interpenetram. Então pensamentos negativos podem se tornar reais. “Evite ambiguidade”. Ter uma única especificação para tudo, muita das vezes inibe a formação de ideias criativas.
2- Após leitura da aula 07, explique como podemos estimular a criatividade.
R: Se manter informado sobre o que está em pauta e todos os processos envolvidos, participando de eventos, palestras e manter contato com profissionais da área. Estar atento também pode ser um meio de estimular a criatividade, pois até mesmo quando estiver na roda de amigos poderá surgir uma solução para na sua mente. Estar aberto a novos pensamentos, novas visões e valores.
ATIVIDADES DA AULA 8
1- Um dos objetivos da aula 08 é compreender a teoria da Janela Johari, então peço que elabore um texto sobre a teoria da Janela Johari e explique sobre a importância desta janela de relacionamentos para o seu dia a dia.
R: A Janela Johari é um entre vários instrumentos utilizados para estudar os relacionamentos interpessoais. A janela possui quatro quadrantes: O “eu aberto”, o “eu fechado”, o “eu cego”, e o “eu desconhecido”. Cada um representa a percepção que um indivíduo tem em relação a si mesmo e aos outros. O Eu aberto representa parte da personalidade conhecida pela própria pessoa, e pelos os outros também. O Eu fechado é a porção em que a pessoa conhece, mas esconde dos outros. O Eu cego é a parte da personalidade desconhecida pelo próprio, mas conhecido pelos outros. O Eu desconhecido, é a parte da personalidade desconhecida pelo próprio e pelos os outros também. Dentro da Janela Johari existe quatro estilos interpessoais: A, B, C e D. No estilo A, a área dominante é o “eu desconhecido”, já que o indivíduo tem um mínimo de auto exposição e o mínimo de busca pelo feedback, tendo a área do “eu aberto” muito pequena. No estilo B, a área dominante é o “eu fechado”, pois o indivíduo busca demais por feedback e por causa da sua desconfiança básica nos outros ele se expõe pouco, trazendo a desconfiança dos demais para com ele. No estilo C, o “eu cego” é a área dominante pois a pessoa se baseia no uso excessivo de exposição em contra partida do feedback. Nesse estilo o indivíduo valoriza mais as suas próprias opiniões do que as dos demais. E por último o estilo D. Nesse estilo o indivíduo utiliza a auto exposição e o feedback de maneira equilibrada, que seria o ideal. Nesse estilo a área predominante é a do “eu aberto”, contudo o relacionamento é baseado na confiança e na sinceridade.
2- Disserte sobre as competências pessoais e profissionais apresentadas na aula 8, comente sobre a importância dessas competências para sua vida.
R: Competências pessoais está ligada aos traços de nossa personalidade, desenvolvidos desde a infância, como a autoestima, autoconsciência emocional, capacidade de adaptar-se, iniciativa, empatia, e gestão das relações: liderança, influencia. As competências profissionais, são a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que são demonstradas através de situações profissionais. É a partir dessas competências que somos capazes de construir as bases passa nosso projeto profissional adequando as nossas características e motivações.
|