AS CARACTERÍSTICAS CONCEITUAIS DA PSICOLOGIA
Por: RosileneNunes • 21/2/2016 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
Psicologia
1º Explique, a partir do conceito de dualidade psicofísica, as características conceituais da psicologia, quando ainda não tinha o status de ciência e estava vinculada à filosofia.
R: Era caracterizada como o estudo da alma porque dentro dela tinha uma dupla realidade da consciência (espiritual e consciente) no qual chamavam de dualismo psicofísico. Pela filosofia, Platão explicava que a alma ficava no mundo das ideias, mas este já era um dos aspectos principais de estudo da psicologia. Sobre as doenças psicológicas eram atribuídos conceitos de doenças na alma e qualquer pessoa que tivesse comportamentos fora de padrão era considerado doentes na alma por isso existiam muitas pessoas que praticavam simpatias e rituais como forma de tratamento através de crenças. Neste tempo quando havia esta vinculação de psicologia e filosofia não era atribuído o nome “psicólogo”, mas existiam pessoas especificas para este tratamento.
2º Descreva como se deu o “desligamento” da Psicologia da Filosofia e qual foi o marco deste processo.
R: O desligamento da psicologia da filosofia se deu a partir da criação do primeiro laboratório de psicologia na Universidade de Leipzig, na Alemanha por Wilhelm Wundt (1832-1920), no fim do século XIX, mais precisamente em 1879. Por isso, ele é chamado "o pai da psicologia moderna" e fundador da psicologia enquanto ciência experimental e este é o marco principal deste processo porque atraiu novos estudiosos e pesquisadores, que, sob os novos padrões de produção de conhecimento, passaram a definir seu objeto de estudo – o comportamento, a vida psíquica, a consciência. Ao delimitar seu campo de estudo, acaba diferenciando-a de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia, se tornando assim, uma ciência única.
...