ATITUDE E MUDANÇAS DE TITUDE
Dissertações: ATITUDE E MUDANÇAS DE TITUDE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lohainy • 3/8/2014 • 731 Palavras (3 Páginas) • 436 Visualizações
ATITUDES
- Existem vários teóricos que definem ATITUDES, entre eles destacamos AROLDO RODRIGUES (1999), que define a
- ATITUDE SOCIAL como sendo uma organização DURADOURA de CRENÇAS e COGNIÇÕES, dotada de carga AFETIVA PRÓ ou CONTRA um OBJETO SOCIAL definido, que PREDISPÕE a uma AÇÃO coerente com as COGNIÇÕES e AFETOS relativos a este objeto.
- Para PISANI (1992), é a maneira ORGANIZADA e COERENTE de PENSAR, SENTIR e REAGIR a um determinado OBJETO que pode ser uma PESSOA, um GRUPO de pessoas, uma QUESTÃO SOCIAL, um ACONTECIMENTO.
- As atitudes podem ser POSITIVAS ou NEGATIVAS e são APRENDIDAS.
- A partir da PERCEPÇÃO do MEIO SOCIAL e dos OUTROS, o indivíduo vai organizando estas informações, relacionando-as com AFETOS (positivos ou negativos) e desenvolvendo uma PREDISPOSIÇÃO para AGIR (favorável ou desfavoravelmente) em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social.
- Para a Psicologia social, diferentemente do senso comum, nós não TOMAMOS atitudes (comportamento, ação), nós DESENVOLVEMOS atitudes (crenças, valores, opiniões) em relação aos objetos do meio social.
- Para a maioria dos psicólogos sociais as ATITUDES podem ser definidas como:
- As atitudes servem para ORGANIZAR nossa COMPREENSÃO do mundo e dos fatos que nos cercam, auxiliando-nos a nos POSISIONAR, de forma mais ou menos coerente.
- Não é com tanta facilidade que conseguimos prever o comportamento de alguém a partir do conhecimento de sua ATITUDE, pois nosso COMPORTAMENTO é resultante também da situação dada e de várias atitudes mobilizadas em determinada situação.
- A atitude é composta por três COMPONENTES:
A)- COMPONENTE COGNITIVO
- Uma atitude sempre inclui um conjunto de CRENÇAS a respeito do objeto. Essas crenças podem ou não corresponder á REALIDADE, mas se constituem, de qualquer maneira, naquilo que o indivíduo ACREDITA ser VERDADEIRO, que "CONHECE" a respeito do objeto.
O componente cognitivo de uma atitude pode ser bastante complexo e extenso, alguém pode conhecer muito a respeito de objeto.
B)- COMPONENTE AFETIVO
- Para muitos estudiosos, este é o componente que mais caracteriza uma atitude.
- Trata-se do conjunto de sentimentos, ou afetos, relativos ao objeto da atitude. Se estes sentimentos forem AGRADÁVEIS OU POSITIVOS (por exemplo: amor, admiração), A ATITUDE É CARACTERIZADA COMO POSITIVA; se forem desagradáveis (como medo, ódio), a ATITUDE SERÁ NEGATIVA.
- Por exemplo, aquela pessoa que acredita serem os homosexuais vagabundos, traiçoeiros e pouco inteligentes (componente cognitivo), provavelmente sentirá por eles raiva, medo e/ou desprezo (componente afetivo).
Aqui a pessoa posiciona-se emocionalmente pró ou contra o objeto, e é esta carga emocional que dá às atitudes a sua força motivadora, impulsionadora para a ação.
C)- COMPONENTE COMPORTAMENTAL
- Entende-se por componente comportamental de uma atitude a TENDÊNCIA OU PRONTIDÃO para a ação em relação
...