ATIVIDADE DE PSICOLOGIA JURÍDICA A SER DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DO 10º SEMESTRE/DIREITO
Por: Dionatan Ollmann • 25/5/2020 • Trabalho acadêmico • 500 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Atividade de Psicologia Jurídica a ser desenvolvida pelos alunos do 10º Semestre/Direito – 2020.
1 – Mariana da Silva procurou um advogado para fins de pedido de modificação de guarda. Em síntese, Mariana relata que está separada de Carlos há pouco mais de 1 ano. Relata ainda que na separação Carlos ficou com a guarda dos filhos (uma adolescente de 14 anos e um menino de 10 anos) e que atualmente vem percebendo que sua filha Camila, de 14 anos, passou a demonstrar comportamento estranho, pois tem se dedicado muito aos afazeres domésticos e se empenha de forma exagerada aos cuidados alimentares para com seu pai, bem como com a saúde dele. Outro fato que chamou bastante a atenção de Mariana foram os ciúmes exagerados por parte de Camila em relação ao pai, chegando até mesmo ao ponto de vigiar seu aparelho celular, bem como a se opor a qualquer relacionamento amoroso do mesmo. Afirma inda, a mãe, que Carlos rompeu um namoro recentemente e que em virtude do rompimento acabou trazendo para a casa o anel de compromisso que era usado por sua namorada, anel este que Camila acabou se apropriando, passando a usá-lo. A partir de tais acontecimentos Mariana coloca em xeque a criação de Camila pelo pai, demonstrando estar bastante preocupada, chegando até mesmo a mostrar-se desconfiada em relação aos sentimentos de Camila para com o pai, visto que são sentimentos que Mariana acredita que ultrapassam a normalidade dos afetos existentes entre pai e filha.
A partir de tal relato foi nomeado um psicólogo para realizar uma avaliação psicológica em Camila. Assim, considerando-se que dentre as descobertas de Freud, a sexualidade apresenta-se como centro da vida psíquica, vindo o desenvolvimento psicossexual do indivíduo a ocupar grande destaque em sua vida. A partir do caso acima procure explicar o comportamento de Camila levando em consideração o Complexo de Édipo. Em seu comentário procure deixar claro o porquê deste comportamento de Camila, bem como se tal comportamento, à luz da psicanálise, poderá ser motivo para modificação da guarda.
R: Criado por Sigmund Freud, o complexo de Épido tem a primeira aparição entre os 3 e 6 anos, nesta fase a criança sente sentimentos amoroso pelo genitor do sexo oposto, assim genitor do mesmo sexo que o seu passa a ser seu rival. Na adolescencia retorna de forma sutil, em casos em que a realidade fática converge para o complexo tome corpo.
No caso em tela, Camila mora com seu pai, toma todos os afazeres domésticos, figura com a única mulher da casa. Apresenta excesso de ciumes para com o pai, que percebe-se ultrapassar a relação pai e filha, não tem mais namorado, além de outras situações que levam a crer que o complexo de épido é realidade para com Camila.
O comportamento de Camila é preocupante e deve ser corrigido por atitudes de castração por parte de pai de modo por cabo ao complexo, não sendo o caso ainda de modificaçao da guarda, tem em vista que ainda nao entrou na fase da psicopatia.
...