Abordagem Humanista
Por: Matheus Neves • 25/10/2018 • Trabalho acadêmico • 464 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Abordagem Humanista
A Abordagem Humanista surgiu através da teoria de Carl Rogers, onde sua principal função é ter o aluno como o centro da escola.
Foi desenvolvida durante do século XX, em um movimento histórico que foi contra as práticas pedagógicas que eram valorizadas.
A imagem que esperavam encontrar na escola era como a da abordagem tradicional, onde o foco é o professor e o ensino do aluno.
Mizukami (1986), colocou o método de ensino centrado diretamente ao aluno, onde ele possui o direito de aprender o que realmente deseja e não ser alienado com os outros fatores. Tem como intuito ajudar no desenvolvimento da personalidade do aluno, colocando-se como primeiro lugar.
Existe um zelo pela saúde mental e emocional do sujeito, com o seu interior e autoconceito.
Existem cinco princípios básicos da Psicologia Humanista:
1- As pessoas são mais do que a soma de suas partes;
2- Para entender as pessoas é preciso olhar dentro de seu contexto humano;
3- Os seres humanos são conscientes, bem como conscientes desta consciência.
4- Os seres humanos têm livre arbítrio e são capazes de fazer suas próprias escolhas, mas com essas escolhas vêm grandes responsabilidades;
5- Os seres humanos procuram as coisas intencionalmente e visam deixar sua marca no mundo, estabelecendo metas, expressando criatividade e buscando o significado.
A Abordagem Humanista introduziu novos métodos de pensamentos sobre o comportamento humano e a motivação, ajudando muito para compreender-se a mente e a forma que o ser humano se comporta.
Essa abordagem, deseja o desenvolvimento de cada aluno em si, mostrando-se a importância que ele possui dentro de uma escola, exibindo-se que o professor está lá apenas para ser seu auxiliar, que dá assistência em seus conhecimentos de vida, também sendo inserindo a realidade individual e grupal.
O professor em si não passa seus conhecimentos, o conteúdo vem das experiências vividas pelos alunos. É criado uma circunstancia para que os alunos aprendam.
[...] A educação assume significado amplo. Trata-se da educação do homem e não apenas da pessoa em situação escolar, numa instituição de ensino. Trata-se da educação centrada na pessoa, já que essa abordagem é caracterizada pelo primado do sujeito. No ensino, será o ‘’ensino centrado no aluno.’’ (MIZUKAMI, 2001. p.44 )
Nesse trecho Mizukami aborda bastante o humanismo, mostrando que a educação possui diversos significados e não apenas o que a abordagem tradicional diz.
Em relação a escola, será um lugar onde o aluno sentirá prazer de ir, pois terá seu devido respeito e ganhará sua autonomia.
Na avaliação, Rogers defende a auto-avaliação, pelo fato de que apenas o aluno pode conhecer suas experiências e com isso o julgamento só pode ocorrer-se internamente.
[...] A avaliação de cada um de sua própria aprendizagem é um dos melhores meios pelo qual a aprendizagem auto-iniciada se torna aprendizagem responsável. (ROGERS, 1972, p.142 apud MIZUKAMI, 2001, p. 56)
...