TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme o Retrato de Dorian Gray

Por:   •  23/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 8

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho propõe uma breve abordagem do que é psicanálise e de alguns conceitos psicanalíticos identificados no personagem central do filme O Retrato de Dorian Gray. O filme foi baseado no único romance do escritor irlandês Oscar Wilde, publicado na versão final em 1891, que relata uma fase da vida de Dorian Gray, um jovem com ideais hedonistas, livro que chocou e intrigou os leitores da época.

O filme conta um período da vida de Dorian Gray, um jovem com comportamento ingênuo que se transforma em um jovem narcisista. Identificou-se em Dorian algumas atitudes que foram relacionadas com alguns conceitos da psicanálise.

Fundada por Sigmund Freud, a psicanálise é um método psicoterápico que se constitui sobretudo da interpretação dos conteúdos inconscientes que é levado a consciência do sujeito (CELES, 2005).

Freud organizou o aparelho psíquico em sistemas, com funções diferentes, mas ligadas entre si e chamou de primeira e segunda tópica, sendo a primeira uma organização topográfica com três sistemas: inconsciente, pré-consciente e consciente e a segunda tópica é estrutural, dividida em três instâncias, sendo id, ego e superego (LIMA, 2010).

Segundo Matos et al. (2008, p. 135), “o inconsciente é uma rede de pensamento cuja lógica de organização gera efeitos outros para além da lógica da consciência”. O inconsciente foi um importante conceito desenvolvido por Freud, um conceito específico que marca o sujeito da psicanálise.

Segundo Leite (2015), o princípio do prazer e o princípio da realidade são importantes descobertas, sendo o princípio do prazer um direcionamento de energia para satisfazer um prazer de imediato, e o princípio da realidade atua através de uma censura interna para impedir que o prazer seja executado, caso ele esteja em desacordo com as questões éticas e morais do sujeito.

Outro conceito é o narcisismo, um amor por si mesmo, que segundo Araújo (2010), é um acontecimento comum e necessário para todos os sujeitos nas realizações humanas. No narcisismo primário, a criança antes de fazer o investimento da libido em um objeto, ela faz em si mesma como sendo seu objeto de amor, com o tempo a criança percebe que não é o único amor da sua mãe e tenta reconquistar o outro para se sentir novamente amada, exigências do ideal de ego, que permite o surgimento do narcisismo secundário, onde o sujeito retira a libido investida no objeto e retorna para o ego. Nos estudos psicopatológicos das estruturas psicológicas sobre neurose, perversão e psicose, o narcisismo tem caráter patológico. Nos múltiplos fenômenos psicanalíticos, o único que ganhou um caráter negativo, patológico e indesejável é o conceito narcisista, que dentro da visão cristão é o oposto do que se espera de um sujeito, como o amor ao próximo, desprendimento e humildade.

  1. OBJETIVO

O objetivo do trabalho é realizar uma análise do filme “O retrato de Dorian Gray” segundo a teoria psicanalítica que foi vista em aula durante esse semestre na matéria de Psicanálise.

  1. FILME: O RETRATO DE DORIAN GRAY

O filme começa com o personagem central, Dorian Gray matando uma pessoa e se livrando do corpo.

Um ano antes, Dorian Gray, um jovem belo e aparentemente ingênuo, chega a Londres e retorna para a casa do seu falecido avó, com quem morou após o falecimento da sua mãe, junto com seu retorno, retornam também as memórias do passado e seus traumas.

Herdeiro de uma fortuna, Dorian é apresentado a alta sociedade local, ele conhece o artista Basil que se encanta por sua beleza e faz vários retratos dele, até pintar sua obra prima que será um presente para Dorian, um quadro com uma beleza jovial encantadora.

Dias depois de conhecer Basil, Dorian conhece o Lorde Henry, uma pessoa amoral, com um repertório contra os padrões impostos pela sociedade, cínico e hedonista que inveja a beleza e juventude de Dorian e mostra para ele um mundo de ostentação, irresponsabilidades, prazeres imediatos, drogas, bebidas e sexo.

Após ser presenteado com o quadro, Dorian se encanta com tanta beleza, ele não sabia que era tão bonito e acaba se apaixonando por si mesmo, com medo de envelhecer, Dorian diz que trocaria sua alma pela beleza e juventude eterna, a partir desse momento, quem envelhece e acumula as marcas do tempo é o quadro e não o Dorian, em alguns momentos parece que o quadro tem vida. Com medo de ser descoberto, Dorian esconde o quadro no sótão e ao ser confrontado por Basil, Dorian o leva até o sótão e mostra a pintura envelhecida com marcas pelo corpo, como Basil quer ajudá-lo a reverter aquela situação com padres ou curandeiros, ele é morto por Dorian.

Depois do enterro do Basil, Dorian faz uma viagem que dura anos, ao retornar, sua aparência continua a mesma, continua jovem e belo. Henry desconfia que Dorian tenha vendido a alma em troca da juventude e beleza e vai verificar o quadro pintado por Basil, mas se depara com uma pintura deformada e muito envelhecida. Dorian e Henry brigam e Henry tranca Dorian no sótão, que morre queimado e envelhecido enquanto o quadro volta a ter uma beleza jovial e encantadora como era antes.

  1. ANÁLISE DE DADOS

Os estudos sobre histeria de Freud presidiram para o nascimento da psicanálise. A descoberta do inconsciente causou certa rejeição, comportamento natural diante da ideia de que processos que desconhecemos podem nos dominar. No inconsciente ficam arquivados acontecimentos que causaram traumas ao sujeito para protegê-lo da dor e do sofrimento, processo chamado de repressão. Para que o trauma não retorne à consciência, uma força chamada de resistência se faz presente, apesar disso, o fato de estar reprimido não significa que está resolvido, esse trauma tentará chegar à consciência e quando barrado pela resistência, pode formar os sintomas neuróticos (RAPPAPORT; FIORI; DAVIS, 1981).

No filme, identificou esse processo quando cenas da infância traumática retornam à consciência do personagem central (11:58), o avô de Dorian batia nele e o prendia no sótão, memórias do sofrimento retornaram quando ele retornou para a casa do avô, onde havia sofrido os maus tratos.

Outro momento em que se percebeu o conteúdo reprimido saindo do inconsciente em direção ao pré-consciente/consciente foi o sonho que Dorian teve (28:40) do seu avô entrando novamente no sótão para espancá-lo com sua bengala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com